6 passos para evitar os enjoos matinais na gravidez

50% das mulheres grávidas tem algum desconforto matinal, mas é possível reduzi-los de forma natural. Evite os enjoos matinais na gravidez com 6 passos simples.

6 passos para evitar os enjoos matinais na gravidez
Interrompa o desconforto das manhãs

Náuseas, desconforto gástrico e, muitas vezes, a companhia desagradável dos vómitos logo ao acordar. Mais de metade das mulheres grávidas sofre com estes sintomas, mas sabia que é possível pôr um travão no incómodo? Descubra 6 formas simples de dizer adeus às manhãs complicadas e evite os enjoos matinais na gravidez.
 

Porque acordam enjoadas as futuras mães?

As náuseas, geralmente, indicam que uma gravidez está saudável. Os médicos acreditam que elas são provocadas pela hormona hCG, que é produzida quando há o desenvolvimento da placenta. É ele que ajuda a mulher a manter a gravidez. Embora as suas causas indiquem que está tudo a correr como o planeado, é possível aliviar os sintomas dos enjoos matinais na gravidez com alguns passos simples.

Para além da produção de hCG, que proporciona o aparecimento das náuseas, as grávidas também podem sentir o desconforto por estarem com baixo nível de açúcar no sangue, por estarem cansadas ou tensas, ou por produzirem maior quantidade de ácido estomacal.
 


Quanto tempo duram os enjoos matinais?

Para a a maior parte das grávidas que sofrem com os enjoos matinais, há uma boa notícia: eles costumam ir embora a partir do quarto mês de gestação, quando os níveis da hormona hCG reduzem. 
 


O enjoo na gravidez acontece apenas pela manhã?

Se está grávida e sente náuseas ao longo do dia, fique tranquila. Apesar de serem chamados de “enjoos matinais”, as náuseas podem aparecer em qualquer hora do dia, sendo de facto mais comuns pela manhã. Porém, se continua a sentir o desconforto no terceiro trimestre, converse com o seu médico sobre o assunto.
 


Evite os enjoos matinais na gravidez com 6 passos simples

 

1. Raiz de gengibre

O gengibre é uma excelente opção natural para interromper as náuseas, pois ele auxilia no processo de digestão e acalma os estômago. Adicione aos seus legumes preferidos, faça um chá ou um doce, ou experimente as pílulas.


2. Bananas

Elas são uma das fontes alimentares mais ricas em potássio, um mineral que ajuda a manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos no organismo. Consumir uma banana pela manhã pode ajudar a manter a náusea longe das grávidas. 
 

3. Limões

Já foi comprovado que o cheiro dos limões é capaz de acalmar as náuseas. Seja a cheirar ou a ingerir, a verdade é que este citrino pode fazer milagres quando o assunto é dizer adeus aos enjoos. 

Experimente beber água aromatizada com limão, ou queimar uma vela com o aroma da fruta. 


4. Vitamina B6

A vitamina B6 ajuda a combater as náuseas da gravidez, mas, tal como acontece com todos os medicamentos e suplementos, a grávida deve consultar o médico que a acompanha antes de optar por tomar um reforço. O mais seguro é iniciar o mais cedo possível com a ingestão da vitamina B6 através de uma grande uma variedade de alimentos, como o espinafre, as sementes de girassol e a carne de peru.
 

5. Evite a fome

Para combater as náuseas, a dieta desempenha um papel fundamental. Evite os enjoos matinais da gravidez com pequenas refeições saudáveis distribuídas ao longo do dia. Diga adeus aos vómitos mantendo o estômago saciado. Uma dica é ter um pacote de bolachas de água e sal perto da cama, para afastar os sintomas durante a noite e antes de levantar pela manhã. Comer um pequeno lanche antes de sair da cama pode ajudar a combater o mal estar matinal. 
 

6. Beba muita água

Aumentar o consumo de água durante a gravidez é importante para a grávida e para o bebé. Beber água ajuda a repor os líquidos e afasta as cãibras musculares e a tontura, que são os primeiros sinais de desidratação. 
 

Mais dicas para evitar o enjoo matinal

  • A grávida deve procurar estar relaxada. Respirar lentamente pode ajudar.
  • Deve evitar olhar, provar ou cheirar substâncias que provoquem as náuseas.
  • Mastigar pedras de gelo ou chupar um limão são técnicas que podem ajudar a evitar os enjoos.
  • Ao escovar os dentes é normal que os enjoos apareçam, por isso, em alturas mais complicadas a grávida pode experimentar usar um antisséptico bucal. 
  • Um copo de leite pode ajudar a neutralizar o nível de acidez no estômago.
  • Beber um chá de camomila também pode aliviar o desconforto.
  • É importante manter a ingestão de líquidos.

Veja também: