Enoturismo no Alentejo: 5 sugestões imperdíveis

Se está a planear uma férias de enoturismo no Alentejo, nós ajudamos: descubra onde ficar, o que fazer e ainda algumas dicas extra, em 5 sugestões essenciais.

Enoturismo no Alentejo: 5 sugestões imperdíveis
Renda-se a cenários de sonho, instalações de luxo e deliciosos vinhos

Não é preciso ser um verdadeiro conhecedor para perceber que o enoturismo no Alentejo está em franco desenvolvimento, explorando o seu incrível potencial e apresentando alternativas de alojamento e experiências vínicas verdadeiramente únicas.

Assim, se o seu sonho é fugir ao bulício da vida citadina, relaxando num ambiente de luxo descontraído, sempre com um delicioso copo de vinho à mão, nós temos a resposta para si. Cruzámos as opiniões dos especialistas com os comentários deixados pelos utilizadores em vários sites de reserva de hotéiselaborando uma lista com 5 alternativas absolutamente imperdíveis para quem pretende alinhar numas férias de enoturismo no Alentejo.

5 sugestões únicas de enoturismo no Alentejo

1. Herdade dos Grous, Albernoa

grous

Localizada no coração da região alentejana, entre vinhas, sobreiros e olivais, esta herdade com mais de 500 hectares combina uma alma assumidamente rústica com detalhes de inquestionável modernidade. Recortado por inúmeros lagos e com as extensas planícies do Alentejo como cenário, o espaço oferece tal privacidade e isolamento que uma sensação de bem-estar e relaxamento é praticamente inevitável. Mas, para que nada lhe falte, pode ainda visitar a multipremiada cave, observar o processo de vinificação e realizar provas de vinho diárias. Ver alojamento >>

O que fazer: a nossa sugestão é que se inscreva numa prova em que possa desfrutar de um dos famosos vinhos da casa, de preferência num jantar de degustação com o chef. No entanto, tenha também presente que, mediante um valor extra, pode ainda usufruir de encantadores passeios a cavalo e de relaxantes massagens.

Dica: no final desta incomparável experiência vínica, não se esqueça de levar alguns dos deliciosos produtos da Herdade dos Grous, que poderá encontrar na respetiva loja.

2. Herdade do Sobroso, Alqueva

herdade do sobroso

Integrada numa interminável planície, junto à barragem do Alqueva, esta encantadora casa de campo oferece uma das mais belas e relaxantes paisagens do Alentejo. No seu interior, a decoração reflete uma alma inquestionavelmente rural, com pormenores surpreendentemente exóticos; já no exterior, o destaque vai para a piscina de água salgada, com uma fabulosa vista para as vinhas e colinas que a envolvem.

Pensado ainda para proporcionar as mais inolvidáveis experiências vínicas aos seus hóspedes, este espaço é, sem dúvida, a escolha ideal para enófilos que desejem afastar-se da intensa vida citadina. Ver alojamento >>

O que fazer: além das provas de vinhos disponibilizadas na própria Herdade, sugerimos que peça a um dos funcionários da receção para que lhe organize uma original rota vinícola, de forma a descobrir de forma temática a impressionante beleza e recursos da região. Outras alternativas incluem passeios de bicicleta e, para os apreciadores, a participação em eventos de caça ao veado e javali, na Serra do Mendro.

Dica: não abdique de levar para casa saborosos produtos tradicionais, que pode adquirir na adega da Herdade do Sobroso.

3. Convento do Espinheiro Luxury Collection Hotel & SPA, Évora

convento do espinheiro

Este espaço de elegância ímpar é inquestionavelmente um dos melhores hotéis da região e já foi referido nos nossos artigos, ainda que não diretamente relacionado com o enoturismo no Alentejo. Considerado um monumento nacional, o Convento foi construído no séc. XV, fascinando os seus visitantes com a história, cultura, charme e luxuosa beleza que exala.

Como parte da renovação que sofreu, disponibiliza agora uma série de comodidades de lazer absolutamente imperdíveis, juntamente com uma impressionante adega gótica, recheada dos melhores vinhos alentejanos.

O que fazer: se o seu objetivo for descontrair, faça uma visita ao incomparável SPA e desfrute de uma relaxante massagem. Para os mais desportistas, o espaço coloca à disposição um centro de fitness totalmente equipado, um campo de ténis e piscinas interiores e exteriores.

Dica: nas ofertas disponibilizadas pelo Convento, inclui-se uma prova de vinhos e visita guiada que, além de apresentar em detalhe a história do Convento do Espinheiro, lhe permite ainda degustar alguns dos melhores vinhos do Alentejo, na companhia do escanção da casa. Recomendamos.

4. Malhadinha Nova Country House & Spa, Albernoa

herdade da malhadinha

Perfeitamente integrada na pureza da paisagem natural que a envolve, esta herdade rural oferece aos visitantes a combinação perfeita entre o conforto descontraído de um ambiente rústico e a elegância luxuosa do mobiliário de design.

Apesar da piscina zen e das deliciosas iguarias típicas preparadas pelo restaurante, o verdadeiro apelo do espaço encontra-se na moderna adega, que combina os métodos vinícolas tradicionais com a mais avançada tecnologia. Ver alojamento >>

O que fazer: a nossa primeira sugestão é que passe grande parte do tempo a desfrutar dos deliciosos vinhos produzidos pela casa, seja na adega, em wine tasting tours, seja no bar do hotel, que os serve ao longo de toda a noite.

Como complemento, pode ainda optar por animados passeios a cavalo ou por experimentar fazer canoagem. Demasiado intenso para si? Nada como uma bela caminhada numa paisagem absolutamente incomparável, seguida de uma ou duas horas no revigorante SPA. Uma delícia.

Dica: para usufruir da verdadeira alma da Herdade, recomendamos o Pacote Temático Vinhos na Malhadinha que, além de duas noites no hotel, inclui um jantar e proporciona uma experiência com o enólogo Nuno Gonzalez, por 125 euros por pessoa. A cereja em cima do bolo? No final, leva para casa uma garrafa de vinho criado pelo próprio.

5. L’AND Vineyards, Montemor-o-Novo

land

Um dos mais recentes hotéis direcionados para o enoturismo no Alentejo, o L’AND Vineyards não deixou os seus créditos por mãos alheias. Para além de acomodações premiadas de absoluto luxo, que incluem quartos cujos tetos recolhem para que se possa ver as estrelas, esta joia arquitetónica faz pleno aproveitamento do cenário em que se insere, explorando ao máximo a temática vinícola.

As vinhas estão são omnipresentes, inclusive em torno da piscina infinita, na adega são constantes as provas de vinhos e até os tratamentos no SPA Vinothérapie da Caudalie revolvem em torno do precioso néctar. Ver alojamento >>

O que fazer: sugerimos que comece por tirar o máximo proveito dos fabulosos quartos em madeira e pedra naturais, relaxando nos pátios panorâmicos com lareiras exteriores, e descontraindo nas piscinas de mergulho que alguns disponibilizam. De seguida, nada como visitar o restaurante com uma estrela Michelin, realizando uma viagem culinária regional, bem regada com os aromáticos vinhos produzidos localmente.

land restaurante

Dica: recomendamos que alinhe numa das várias experiências disponibilizados por este hotel absolutamente fora de série. Pode escolher entre provas de vinho, subida em balão de ar quente, ou aulas de yoga e pilates, por exemplo.

Como conseguirá certamente perceber por esta breve amostra, obedecendo à crescente procura de enoturismo no Alentejo, a oferta tem-se tornado cada vez mais especializada e irresistível, fazendo as delícias dos enófilos e apreciadores esporádicos do precioso néctar dos deuses. A rebentar de inveja (positiva!), só nos resta desejar-lhe boa viagem e bom descanso!

Veja também: