5 ideias para ensinar adolescentes a poupar

Damos-lhe algumas sugestões de como pode ensinar adolescentes a poupar, para que estes estejam prontos a gerir corretamente o seu dinheiro no futuro.

5 ideias para ensinar adolescentes a poupar
Tanto o pode fazer com jogos, como com projetos em conjunto

A maior parte dos adolescentes certamente não quer saber como se poupa dinheiro, nem para que se deve poupar; estão mais preocupados com outras coisas. Como tal, é importante adotar estratégias para ensinar adolescentes a poupar, visto normalmente uma simples conversa resultar numa grande perda de tempo.

Hoje em dia, saber gerir dinheiro é tão importante como saber outro tipo de cuidados básicos.
 

5 formas de ensinar adolescentes a dominar a poupança

 

1. Jogue com eles

Jogos são sempre divertidos, e há poucos adolescentes que os veem como uma perda de tempo. Por sorte, existem vários jogos que podem ensinar adolescentes a poupar, desde jogos de tabuleiro como o Monopólio, a jogos mais modernos de gestão de empresas. Quem joga este tipo de jogos acaba por saber muito bem que o dinheiro é limitado e valioso. 

Se conseguir que os seus filhos joguem algo assim, seja por diversão em família ou com amigos, está a fazer com que ele aprenda a gerir dinheiro sem se aperceber.

 

2. Dê-lhes uma mesada

A mítica mesada tem um propósito: ensinar adolescentes a poupar dinheiro. Em vez de lhes dar dinheiro sempre que for necessário, estabeleça com eles um valor fixo por mês, e cumpra-o. Nada como a experiência de ter de poupar dinheiro para ensinar alguém a fazê-lo.

 

3. Recompense a poupança

Por vezes, para ensinar adolescentes a poupar dinheiro basta simplesmente ajudá-los a poupar, mostrando-lhes que a prática traz recompensas. Pode, por exemplo, incentivar os seus filhos a poupar ao igualar a quantia que eles pouparam quando eles quiserem fazer uma compra. O incentivo é motivação suficiente para estes começarem a poupar, e assim aprendem por experiência e com motivação própria.

 

4. Ajude-os a encontrar atividades remuneradas

Qualquer adolescente se orgulha de ganhar o seu próprio dinheiro. Quer sejam apenas alguns biscates, um part-time ou um pequeno negócio a vender laranjas, a necessidade de gerir os rendimentos faz com que estes tenham que saber poupar.

Ter €100 no bolso, para um adolescente, é o mesmo que ser rico, logo até atividades que rendam pouco são oportunidades atraentes.

 

5. Faça da poupança um projeto

Para ensinar seja quem for a poupar, pode também fazer da poupança um projeto. Por exemplo, com a ajuda do seu filho pode encontrar promoções e formas de poupar dinheiro, para depois colocar o dinheiro poupado num fundo para irem todos de férias, ou para comprarem mais laranjas para o negócio. Seja como for, a ajuda a encontrar promoções é preciosa, e ter um filho que sabe como poupar também.

Veja também: