AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

A entrevista de emprego correu mal, e agora?

Aprenda a reconhecer os sinais para perceber se a entrevista de emprego correu mal e veja como pode remediar a situação. 

A entrevista de emprego correu mal, e agora?
Seja por nervosismo ou falta de preparação, nem sempre as entrevistas correm pelo melhor.

A sua entrevista de emprego correu mal, e agora? O que deve fazer a seguir? Será que ainda tem hipóteses de remediar a situação e deixar os recrutadores com uma boa imagem de si?

As más entrevistas de emprego acontecem e nem mesmos os candidatos mais preparados escapam. É uma daquelas coisas que “toca a todos”. Nervosismo, uma pergunta inesperada ou uma resposta menos preparada, tudo pode acontecer. Mas não se preocupe, ainda pode “limpar a sua imagem”.


Alerta vermelho & controlo de danos

A entrevista de emprego é a oportunidade que qualquer candidato a emprego ambiciona. É o espaço onde vai poder falar da sua experiência profissional, das suas competências e das mais-valias que pode dar à empresa. Bem, pelo menos em teoria. Mas nem sempre é assim e há dias em que na “hora h” tudo falha.

Mas na entrevista de emprego nem só os recrutadores fazem leituras de comportamentos ou linguagem. Você também pode analisar o seu recrutador para perceber se a sua entrevista de emprego correu mesmo mal. Ora veja.

1. O recrutador não faz muitas perguntas

Uma entrevista de emprego serve para que o recrutador conheça melhor o candidato. Se a conversa for interessante (para o recrutador) vai fluir sem dificuldade, as perguntas vão surgir naturalmente e nenhum dos intervenientes vai dar pelo tempo passar. Se não o mais certo é ser muito curta. Esteja atento ao seu recrutador. Veja se está constantemente a olhar para o relógio ou se existem minutos de silêncio desconfortáveis. Se sim, tente envolver o seu recrutador na sua conversa. Completar as suas respostas e falar de experiências que possam estar relacionadas com a empresa e com as funções às quais se está a candidatar pode ajudar.


2. Erra mesmo antes de começar

Sim, é mesmo possível arruinar uma entrevista mesmo antes de começar. Chegar atrasado ou não apresentar uma imagem cuidada, pode “condená-lo” logo à partida. Errar é humano, mas os erros podem evitar-se. O ideal é que não cometa essas falhas, mas se já caiu no erro não deixe de pedir desculpa. Pode não resolver, mas certamente vai atenuar.


3. O recrutador terminou de forma abrupta a entrevista

Este é um dos mais claros sinais de que algo está mal. Se de repente o seu recrutador começa a “acelerar o passo” da conversa, coloca apenas questões superficiais e deixa de lado os aspetos mais relevantes do seu percurso profissional, isso pode significar que algo não está bem. Agora das duas uma: ou se apercebe disso e – na hora – faz os possíveis para captar a atenção do recrutador e fazer com que ele queira saber mais sobre si; ou opta por fazer um follow-up da entrevista de emprego. Não deixe de agradecer a oportunidade e aproveitar para mostrar o que faz de si um bom candidato ou de deixar claro que está disponível para prestar esclarecimentos adicionais ou (até) para uma nova entrevista.


4. Diz tudo o que não deve

“Não conheço esta empresa”, “não concordo com a forma como vocês trabalham”, “os meus empregadores anteriores eram terríveis” são exemplos de frases que deve evitar numa entrevista e que podem arruinar as suas possibilidades de ser selecionado. Antes da entrevista faça o trabalho de casa e prepare-se devidamente. Mas se quis o acaso que uma dessas frases lhe escapasse durante a entrevista, emende o erro imediatamente. É preferível reconhecer que errou e tentar corrigir o erro, a deixar passar e perder uma oportunidade.


E agora?

A entrevista de emprego correu mal, mas já passou. Agora é refletir sobre o que fez, identificar os erros e seguir em frente. Veja como.

1. Envie uma nota de agradecimento

Depois de qualquer entrevista, não deixe de enviar uma nota de agradecimento aos seus recrutadores. Esta nota vai servir não só para mostrar respeito pelo tempo e atenção do recrutadores, mas também para se desculpar por possíveis lapsos durante a entrevista.


2. Analise a entrevista

Antes de decidir que a entrevista de emprego correu mal reflita sobre as suas respostas, as atitudes do recrutador e identifique os pontos positivos e negativos da entrevista.


3. Aprenda com os erros

Todos erram. O segredo é saber como aprender com os erros. Pense nas suas respostas, veja onde falhou e prepare uma resposta adequada para uma situação futura.


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

4. Peça feedback aos seus recrutadores

Se o resultado da entrevista não foi o melhor e a resposta foi negativa, não deixe de pedir feedback aos seus entrevistadores. Tente perceber onde errou e de que forma pode melhorar as suas próximas entrevistas.


Venha a próxima!

Com que então a sua entrevista de emprego correu mal. E agora? Agora não desanime, levante a cabeça e siga em frente. Agora, venha a próxima.


Veja também: