AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

7 questões frequentes numa entrevista de emprego de enfermagem

Descubra as questões mais frequentes numa entrevista de emprego de enfermagem e garanta a passagem à fase seguinte do processo de recrutamento e selecção!

7 questões frequentes numa entrevista de emprego de enfermagem
Está à procura de emprego na área?

7 questões numa entrevista de emprego de enfermagem



Questão 1: Onde obteve a sua qualificação superior? Que outras certificações possui?

Apresente as razões pelas quais escolheu um determinado curso ou especialização ou uma determinada faculdade. Esteja preparado para discutir os fundamentos teóricos e a componente prática da sua formação. Não se esqueça de levar consigo para a entrevista os certificados de habilitações académicas!



Questão 2: Por que razões é que quer investir no sector da Saúde?

Se é um enfermeiro nato, ajudar as pessoas, contactar directamente com os problemas dos outros e minimizá-los, contribuir para o bem-estar de quem está doente, entre outros, devem ser os valores pelos quais se rege.

Como em qualquer entrevista, numa entrevista de emprego de enfermagem é fundamental justificar o seu compromisso com estes valores recorrendo a situações reais pelas quais já passou.



Questão 3: Por que é que deixou o seu último trabalho?

Aproveite este momento para se focar nas oportunidades de desenvolvimento pessoal que espera agarrar com um novo desafio profissional. Nunca apresente conflitos com colegas ou superiores, excesso de trabalho ou má gestão e organização do anterior local de trabalho como razões para o deixar.



Questão 4: Quais os seus pontos fortes e fracos como enfermeiro?

O empregador quer conhecer os seus pontos fortes de modo a verificar se está apto para a função. Prepare previamente uma lista de 4 pontos fortes, 2 deles de carácter pessoal (por exemplo, sentido ético) e dois técnicos (experiência com uma determinada patologia ou doença). Quanto aos pontos fracos, seja honesto e discuta formas de os ultrapassar no novo trabalho.



Questão 5: Como se mantém informado sobre o sector da Saúde e sobre as inovações nos cuidados?

Numa entrevista de emprego de Enfermagem, certamente será focada a importância de actualizar conhecimentos periodicamente. Não se esqueça de referir que participa em grupos de discussão do LinkedIn, conferências e seminários. A leitura de revistas da especialidade é uma outra forma de se manter informado e de trazer inovação ao seu local de trabalho.



Questão 6: Está perante um paciente que se queixa de tudo; explique como vai gerir a situação.

O objectivo desta questão é verificar se consegue gerir situações complexas. Para demonstrar que sim, refira situações-problema pelas quais passou e que conseguiu resolver com sucesso. Poderá mostrar-se empático referindo que compreende que a principal razão pela qual os pacientes se queixam é a insatisfação com o seu estado de doença, e que poderá assegurar-lhes que os melhores cuidados lhes serão prestados.



Questão 7: Qual é o maior desafio da profissão de Enfermeiro?

Todas as profissões que impliquem cuidar directamente de pessoas acrescentam ao desafio do bom relacionamento interpessoal a responsabilidade. Seja honesto e refira o aspecto da profissão que é mais desafiante para si. Por exemplo, assistir um doente terminal. Não se esqueça de enumerar as competências que possui e que garantem que está à altura do desafio!



Dê referências numa entrevista de emprego de enfermagem

Numa entrevista de emprego de enfermagem surgem questões que põem em evidência as suas competências técnicas e pessoais. Aproveite o momento para apresentar referências de antigos colegas ou superiores, pois a satisfação das pessoas que trabalham consigo é uma garantia de qualidade do seu trabalho!

Veja também: