AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Entrevista de emprego: O que dizem as cores da sua roupa?

Saiba quais as cores mais ou menos adequadas para usar numa entrevista de emprego e o que dizem sobre si.

Entrevista de emprego: O que dizem as cores da sua roupa?
A imagem que os seus recrutadores criam de si pode ditar o sucesso ou o fracasso da sua entrevista.

Podíamos estar a falar da Red Carpet de uma cerimónia dos Globos de Ouro ou dos Óscares, dos melhores ou piores looks, das cores mais usadas ou das tendências em voga, mas não é o caso. Falamos das melhores e piores cores que pode usar numa entrevista de emprego. E se acha que usar amarelo ou preto, por exemplo, é indiferente, sente-se e continue a ler. O que estamos prestes a dizer pode fazê-lo pensar duas vezes da próxima vez que estiver a escolher a roupa para uma entrevista de emprego.
 

Cores para que vos quero!

Não é novidade que a sua imagem tem uma forte influência na primeira impressão passa aos seus recrutadores. E o seu sucesso ou fracasso na entrevista de emprego pode depender (em muito) da imagem que os seus recrutadores criam de si. É aqui que entra a sua roupa… ou melhor as cores da sua roupa.
 
Veja quais as cores mais indicadas para usar na entrevista de emprego e o que dizem transmitem sobre si enquanto profissional.
 

As melhores:

 

1. Azul

Os tons mais escuros de azul são apontados como as melhores opções para usar durante a entrevista de emprego. Trata-se de uma escolha segura, já que é normalmente associada a pessoas que gostam de trabalhar (e trabalham bem) em equipa. A par disso transmite também uma mensagem de estabilidade, credibilidade, confiança e segurança.
 

2. Preto

Dizia Ivone Silva (numa das rábulas mais conhecidas em Sabadabadu): “Com um sim­ples vestido preto, eu nunca me comprometo!”. Mas não é só aos vestidos que a frase se aplica. Escolher o preto para ir a uma entrevista de emprego também é uma aposta segura. Além de ser uma opção sempre elegante, o preto é associado a pessoas com capacidade de liderança. Se está a candidatar-se a cargos de gestão ou chefia esta é a cor indicada.
 

3. Cinzento

Razoável, lógico e metódico. Estes são algumas dos traços de personalidade geralmente associados a quem opta pelo cinzento. Além disso, o cinzento denota sofisticação e, por ser uma cor discreta, não vai distrair os seus recrutadores da sua entrevista, o que significa que vão estar focados naquilo que tem para lhes dizer e não a tentar abstrair-se da sua indumentária.
 

4. Branco

Se já está a pensar num look totalmente branco, esqueça. Vai a uma entrevista de emprego, não um casamento. Escolha alguns apontamentos brancos (seja uma camisa ou uma saia, por exemplo). O branco é a cor associada à organização, imparcialidade e atenção aos detalhes. Mas lembre-se: use branco sempre associado a outras cores (um blazer branco com um vestido preto, ou uma camisa branca com fato e gravata pretos ou cinzentos, por exemplo). E claro, atenção às nódoas, não queremos que “manche” a sua imagem imaculada.
 

5. Castanho

Se até aqui não gostava de castanho, agora talvez mude de ideias. O castanho é associado a pessoas confiáveis, seguras e consistentes e, por isso, uma boa opção. Mas atenção não vista castanho dos pés à cabeça ou corre o risco de anular os efeitos positivos desta escolha (e ser visto como alguém antiquado).
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

As piores:

 

1. Laranja

Os especialistas apontam o laranja como a pior escolha para uma entrevista de emprego. Apesar de ser uma cor geralmente associada à criatividade, nem sempre é associada ao profissionalismo. Por isso evite. Se decidir usar laranja, faça-o com moderação (no máximo use alguns apontamentos em laranja, como uma écharpe ou uma gravata, por exemplo).
 

2. Vermelho

Ainda que seja uma cor poderosa, o vermelho não é a melhor opção para usar numa entrevista de emprego, já que pode passar uma imagem de autoritário ou “agressivo”.
 

As que deve usar com moderação:

Verde, amarelo e roxo. As três cores são associadas à criatividade e, por isso mesmo, ótimas para áreas mais criativas (como design, por exemplo). Como já deve ter percebido as cores vivas nem sempre são a melhor escolha. Estas três cores podem “dar nas vistas” e “chamar a atenção”, mas nem sempre isso é bom, já que podem distrair os seus recrutadores.
 

A melhor escolha

Num mercado cada vez mais competitivo, todos os detalhes contam. E nem mesmo as cores das sua roupa escapam. Na sua próxima entrevista de emprego permita-se a brilhar e não erre. Pense na posição a que se está a candidatar e na imagem que quer transmitir aos seus recrutadores. Depois só precisa de escolher as cores mais adequadas para reforçar a mensagem. Vai ver que não falha.
 
Boas escolhas!
 
Veja também: