AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Entrevista para emprego com psicólogo: prepare-se!

Muitas empresas recorrem aos serviços de psicólogos na hora de seleccionarem novos colaboradores. Como lidar com uma entrevista para emprego com psicólogo?

Entrevista para emprego com psicólogo: prepare-se!
Passou à segunda fase? Prepare-se!

A entrevista para emprego com psicólogo é cada vez mais a opção de muitos empregadores na hora de recrutarem novos colaboradores. Com isto procuram traçar o caráter do candidato, bem como a sua capacidade de lidar com o trabalho.

Nestas entrevistas são também avaliadas características como a ética, a honestidade, a capacidade de autocontrolo e, claro, se o candidato tem o perfil adequado para desempenhar as funções em causa.


Como se preparar?

A preparação para uma entrevista para emprego com psicólogo não difere muito das outras. Ora, nesse sentido, deve procurar apresentar-se na entrevista com tranquilidade, depois de uma boa noite de sono. Se costuma ficar muito nervoso, evite beber café e use técnicas de respiração relaxantes, com várias inspirações e expirações completas.


A entrevista

A entrevista para emprego com psicólogo aproxima-se de um teste psicológico, que se concentrará nos seus objetivos profissionais, ambições e antecedentes profissionais e familiares. A finalidade desta entrevista é garantir que é selecionado o melhor candidato para a vaga em causa. Prepare-se para questões relacionadas com satisfação pessoal, como lida com uma situação desafiadora ou com trabalhos anteriores.


3 dicas essenciais de como lidar com a entrevista


1 - Diga sempre a verdade

A melhor maneira de lidar com uma entrevista, seja ela feita por um psicólogo ou não, é dizendo a verdade. Não se esqueça que os entrevistadores têm já bastante experiência e estão treinados para detetar linguagens corporais que indicam quando o entrevistado está a mentir. Evite também dar mais informação do que o que lhe perguntam, nomeadamente em relação a assuntos de caráter pessoal.


2 - Não critique negativamente as suas experiências profissionais anteriores

Quando o entrevistador lhe perguntar sobre as suas experiências profissionais anteriores, não aproveite o momento para reclamar sobre aquele patrão que era injusto, pois a entrevista não é para isso. Concentre-se nos factos e aproveite todos os momentos para referir experiências profissionais positivas e relacionadas com a vaga a que se candidata.


3 - Saiba como responder às questões desafiadoras

Por vezes os entrevistadores gostam de fazer questões que aparentemente parecem totalmente despropositadas, como por exemplo, “Se fosse atleta, que desporto praticaria?”. Esta pergunta poderá dar ao entrevistador informações sobre como o candidato trabalha em equipa, por isso, a melhor forma, é responder sempre com sinceridade e da melhor maneira possível.

Invista no seu inglês e vingue no mercado de trabalho >> Veja também: