Entrevista semi estruturada: caraterísticas, vantagens e desvantagens

Saiba como fazer uma entrevista semi estruturada e em que é que esta lhe poderá ser útil no âmbito da investigação.

Entrevista semi estruturada: caraterísticas, vantagens e desvantagens
Conheça a entrevista semi estruturada

A entrevista semi estruturada caracteriza-se por um compromisso entre o guião de questões previamente estabelecido e alguma espontaneidade e improvisação.

O entrevistador, tendo como ponto de partida a directriz estabelecida previamente, pode conduzir a entrevista não respeitando totalmente as questões que tinham sido preparadas, podendo mesmo alterar a sua ordem ou modificar a forma como estão construídas.

Entrevista semi estruturada: o que precisa de saber

entrevista

Principais caraterísticas da entrevista semi estruturada

  • Combina perguntas abertas e fechadas;
  • O entrevistador tem a possibilidade de improvisar e reconduzir a entrevista aos pontos de interesse;
  • As questões base pré-definidas são seguidas, mas sob a forma de uma conversa informal;
  • Há a possibilidade de utilizar recursos visuais, como cartões ou fotografias, o que pode deixar o entrevistado mais confortável.

Quais as vantagens da entrevista semi estruturada?

  • Flexibilidade: o entrevistador tem a possibilidade de dar um toque de espontaneidade a uma entrevista já preparada previamente, ao modificar ou adicionar perguntas, podendo também prolongar a sua duração conforme conveniente;
  • Maior direcionamento para o tema-chave da entrevista;
  • Possibilidade de testar a capacidade de o entrevistado se adaptar a novas situações, ao introduzir perguntas inesperadas;
  • Melhor conhecimento dos candidatos: enquanto que numa entrevista com exatamente as mesmas questões se torna mais difícil obter respostas muito díspares por parte de candidatos diferentes, ao poder conduzir a entrevista e fazer depender o seu rumo conforme as respostas e o perfil pessoal do candidato, o entrevistador consegue diferenciar melhor e obter uma boa amostra da população de candidatos;
  • Favorecimento de respostas espontâneas.

Quais as desvantagens?

Este é o tipo de entrevista mais exigente: para ser bem sucedida, terá que haver uma grande destreza por parte do entrevistador, que deverá ter talento e experiência.

Sugestões para uma boa entrevista semi estruturada

É importante que o entrevistador transmita confiança ao entrevistado. Uma entrevista semi estruturada é considerada bem sucedida quando as respostas obtidas são fidedignas e válidas e o resultado do total de entrevistas representam uma amostra da população de candidatos que permita uma avaliação diferenciada de cada um.

Em suma, realizar uma entrevista semi estruturada é mais interessante do que realizar uma entrevista a partir de um guião, e tem várias vantagens, porém, fazê-lo não é tarefa fácil!

Tomar como ponto de partida um guião e transformar esse conjunto de perguntas numa conversa informal, propiciando um discurso livre por parte do entrevistado, sem que este deixe de focar nos objetivos e no tema propostos: eis o grande desafio!

Veja também: