AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Entrevistas de grupo: 4 dicas para “dar nas vistas”

Para os recrutadores as entrevistas de grupo permitem fazer uma leitura do perfil de cada candidato; já para os candidatos, podem ser verdadeiras "dores de cabeça". Saiba como superá-las.

Entrevistas de grupo: 4 dicas para “dar nas vistas”
Cada vez mais frequentes, as entrevistas de grupo requerem um esforço extra para que possa destacar-se.

Já participou em entrevistas de grupo?!
Se não, comece já a tirar notas. O que vamos dizer a seguir é importante.

As entrevistas de grupo podem ser um verdadeiro “quebra-cabeças”, por isso é importante que esteja preparado para a eventualidade de se deparar com uma experiência destas nos processos de recrutamento que venha a integrar.

Leu o artigo sobre o “beabá” das entrevistas? Pois bem, se leu sabe que na base do seu sucesso em qualquer entrevista de emprego está a preparação. E mais ainda quando falamos de entrevistas de grupo.


O que são?

De forma resumida, as entrevistas de grupo ou dinâmicas de grupo (como também são designadas) são uma forma simples que as empresas têm para perceber de que forma reagem os candidatos em contexto de trabalho e como se comportam em situações de pressão ou stress.

Através dos casos de estudo ou exercícios apresentados ao grupo, os recrutadores pretendem distinguir uma série de características nos candidatos. Liderança, capacidade de trabalho em equipa, boa capacidade de comunicação, são apenas alguns dos exemplos.


Como funcionam?

Aos candidatos selecionados é apresentado um caso de estudo ou um tema de discussão. As perguntas são as mesmas para todo o grupo que deve apresentar respostas ou soluções para o problema. O intuito passa por definir quem são os “líderes” e/ou os “seguidores” no grupo.


Como sobreviver?

Mais simples impossível: PREPARE-SE!
Não é uma solução inovadora, mas certamente é aquela que lhe trará melhores resultados.

Veja algumas dicas que o podem ajudar a destacar-se:

1.Esteja informado sobre a empresa

Faça o seu “trabalho de casa”. Pesquise informações sobre a empresa no site institucional, em artigos e/ou reportagens, etc. Quanto mais souber, melhor.

2. Mantenha a calma

Não deixe o nervosismo levar a melhor. A situação pode não ser a ideal, mas é fundamental que saiba fintar os nervos durante as entrevistas de grupo.

3. Faça ouvir a sua voz

A pior coisa que lhe pode acontecer nas entrevistas de grupo é passar despercebido. Não queremos com isto dizer que deve elevar o tom de voz ou passar o tempo todo a interromper os outros candidatos. Nada disso. Mas deve garantir que deixa a sua marca, preferencialmente por ter uma ótima postura e os melhores argumentos.

4. Tenha atenção à sua imagem e postura

Seja em entrevistas de grupo ou individuais, esta é uma das regras mais elementares do sucesso. Faça boas escolhas no que diz respeito à sua indumentária. Opte por uma imagem elegante e cuidada. E, claro, mantenha sempre uma boa postura durante a entrevista.


Mais que sobreviver, trate de vencer!

Se lhe disserem que as entrevistas de grupo são simples. Não acredite! Não são. Na realidade, são um teste à sua capacidade de adaptação. E será tanto mais bem-sucedido quanto mais preparado para esta realidade estiver.

Como dissemos antes, o seu sucesso depende sempre do seu nível de preparação. Antes de ir para a entrevista de emprego, tente prever os vários cenários possíveis (seja para as entrevistas individuais ou de grupo).

E acima de tudo, não se deixe intimidar pelo grupo à sua volta. Acredite em si e no seu valor enquanto profissional e verá que sai vencedor da entrevista.


Veja também: