Venha conhecer o Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis

O Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis é uma oportunidade para passar um dia de Carnaval diferente, em família ou com amigos. Venha, a diversão é garantida.

Venha conhecer o Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis
Tradição da Serra da Lousã recuperada pelas suas gentes

O Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis é uma tradição celebrada, anualmente, no Carnaval. Este ano, a 11 de fevereiro, ocorrerá a habitual “Corrida do Entrudo” – que percorrerá as aldeias de Aigra Nova, Pena, Cerdeira, Ponte do Sótão – e, no final do percurso, um almoço-convívio com todos os participantes e habitantes locais. Mas as atividades não se ficam por aqui.

Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis: programa

entrudo

entrudo

Após o almoço, à boa maneira beirã, haverá um bailarico e o jogo do pau, com presunto e bacalhau oferecidos pela Junta de Freguesia de Góis.

No período da tarde realiza-se ainda a II Edição do Desfile do Entrudo, no qual vão participar cerca de dez foliões, devidamente trajados, que soltarão as mais valiosas quadras do Entrudo, alusivas a temáticas recolhidas ao longo do ano das Aldeias do Xisto de Góis e aldeias vizinhas.

Ainda no período da tarde, haverá lugar para um concurso da melhor máscara de cortiça, que terá associado critérios específicos e um júri que irá decidir qual o melhor trabalho. O vencedor terá direito a uma lembrança representativa da XII Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis.

Este evento, que vai na sua XII Edição terá uma Oficina de Construção de Máscaras em Cortiça, com a companhia de um artesão local, o Sr. José Cerdeira.

Assim sendo, o programa detalhado é o seguinte:

  • 8:30h – Receção dos foliões inscritos na Corrida do Entrudo (Aigra Nova)
  • 9:30h – Saída da Aigra Nova para a Corrida do Entrudo
  • 13:30h – Regresso a Aigra Nova para o almoço convívio
  • 15:00h – Início do Bailarico, a cargo do Grupo Etnográfico da Região da Lousã; Ateliê de Construção de Máscaras em Cortiça
  • 16:00h – Jogo do Pau; II Edição do Desfile de Entrudo; Concurso da melhor Máscara

A tradição do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis

entrudo

entrudo

Logo pela manhã, nas ruas de Góis, surgem personagens bizarras vestidas com roupas velhas e envergando máscaras de cortiça ou de pano pintadas. Preparam-se para integrar a Corrida do Entrudo pelas aldeias da Serra da Lousã.

As vestes são muito criativas e elaboradas a partir de materiais como serapilheiras, fronhas velhas, trapos, um “peneiro das abelhas” e as máscaras são feitas a partir de cortiça. Esta é uma tradição que se mantém viva, até para honrar a origem do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis. Como o dinheiro na região não abundava, os jovens arranjavam forma de se mascararem e de se divertirem, sem gastarem um único cêntimo.

Trajados com o que havia à mão, os foliões partiam depois para a“corrida às aldeias para pregar partidas, sendo um dos pontos altos o declamar de ”quadras jocosas” sobre os habitantes das aldeias corridas, criadas a partir de pequenas estórias que ocorriam durante o ano.

Uma fotografia antiga destes tempos inspirou a Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã – a reavivar esta tradição juntamente com as pessoas das Aldeias do Xisto e, agora, querem apresentá-la a todos os que quiserem visitar as Aldeias. Venha, a diversão é garantida!

Reserve na plataforma Book in Xisto o seu alojamento >>

Veja também: