Publicidade:

Consultório do nutricionista: a época da cereja está a chegar

Há quem espere um ano inteiro pela época das cerejas. Sumarentas e carnudas, são deliciosamente benéficas para o organismo e enchem os olhos.

Consultório do nutricionista: a época da cereja está a chegar
Sabia que 20 cerejas possuem apenas 66 calorias?

Se é daqueles fãs desta fruta que aguarda pelo final do tempo frio para receber as tardes solarengas com um punhado de cerejas em mãos, chegou ao sítio certo. Sabemos que são adoradas e este é o mote para a nossa especialista em nutrição conversar um bocadinho sobre a época das cerejas.

Sabia que são várias as espécies de cereja existentes? Sim, mas podemos dizer que todas elas são ricas em componentes benéficos para o nosso corpo e para a nossa saúde. Cultivada em regiões frias, a época da cereja segue-se a invernos chuvosos e de temperaturas baixas.

A época da cereja está a chegar


CerejasFonte: Pixabay/jill111

A época da cereja abre oficialmente em maio, mês a partir do qual esta iguaria não falta na mesa dos portugueses e que o Google aponta como pico de pesquisas por esta frutinha vermelha. Por ser um fruto muito apreciado, pedimos à nutricionista Joana Pereira que nos falasse um pouco sobre ele – e descobrimos que, afinal, nem só de doçura é feita a cereja.

“A cereja é muito rica do ponto de vista nutricional, pelas suas propriedades anti-inflamatórias e de proteção celular”, esclarece a nutricionista, para fazer as delícias dos adoradores – que, já agora, têm mais uma desculpa para devorar esta fruta.

tarte de cerejaFonte: Pixabay/Einladung_zum_Essen

Quer mais um motivo para ir à procura das cerejas? Além de deliciosas e benéficas, efetivamente, o seu índice calórico é bastante baixo. Para quem quer ideias de consumo, a Drª Joana Pereira sugere mesmo a melhor forma de o degustar: “Poderá consumir a cereja em forma de compota ou em bolos, mas será preferível apreciá-la na sua forma mais fresca, pois assim poderá usufruir de todos os benefícios que este fruto possui”.

Para comprovar a riqueza deste fruto, a nossa especialista apresenta-nos o que podemos encontrar num punhado de cerejas.

Propriedades das cerejas: o que fornecem 20 cerejas?


Cerca de 110 gr de cerejas oferecem:

  • 66 kcal (o que podemos considerar um baixo valor calórico)
  • 231mg de potássio (o que corresponde a 11,6% da dose diária recomendada)
  • 26,4 mg de vitamina A (3% da dose diária recomendada)
  • 6,6 mg de vitamina C (8% da dose diária recomendada)
  • 1,76mg de fibra (7% da dose diária recomendada)

Sempre com moderação, podemos dizer que deve tirar o máximo partido da época da cereja. Claramente, são muitas as vantagens do seu consumo – quer ao natural, quer incluída em algum prato (quem sabe, até de carne).

Ah, e antes de encerrarmos, sabia que a maioria das cerejeiras são originárias da Ásia? Para os asiáticos, a cereja é símbolo da sensualidade e é fácil perceber o porquê, não acha?

Veja também: