AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

O que é o programa Erasmus Mundus?

O Erasmus Mundus é um programa europeu de cooperação e mobilidade no âmbito do ensino superior.

O que é o programa Erasmus Mundus?
Saiba mais sobre estes mestrados conjuntos

O objetivo do Erasmus Mundus é tornar a União Europeia num pólo de excelência no domínio do ensino superior, trazendo inovação e internacionalização e aumentando a atratividade do Espaço Europeu do Ensino Superior.

Até ao final de 2013, era a Direção Geral do Ensino Superior que geria este programa a nível nacional. Agora, até 2020, é a agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação que faz essa ligação.

Podem candidatar-se estudantes de todo o mundo. O programa tem a duração de 12 a 24 meses.
 

Quais são os objetivos do Erasmus Mundus? 

Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus, inseridos no programa Erasmus+, têm como objectivo:
  • Fomentar a excelência, melhorias de qualidade, inovação e internacionalização nas instituições de ensino superior;
  • Aumentar a qualidade e o poder de atração do Espaço Europeu do Ensino Superior e apoiar a ação externa da UE no domínio do ensino superior, oferecendo bolsas de estudo aos melhores estudantes de mestrado a nível mundial;
  • Melhorar o nível de competências e aptidões dos detentores do grau de Mestre e, especialmente, a pertinência dos Mestrados Conjuntos para o mercado de trabalho, através de um maior envolvimento das entidades patronais, com vista a melhorar a empregabilidade.
 

Quem se pode candidatar?

Qualquer instituição de ensino superior que integre o projeto Erasmus+ pode avançar com uma candidatura. Podem candidatar-se estudantes de todo o mundo, através dessas instituições. Os candidatos têm que ter uma licenciatura e só podem realizar estes mestrados uma vez e não podem estar a beneficiar de outro apoio a nível europeu simultaneamente.
 


Duração do Erasmus Mundus?

Estes mestrados duram entre 12 e 24 meses. Quem integrar os projetos vai ter a oportunidade de estudar ou realizar pesquisa em pelo menos dois países deste consórcio internacional.
 


Que habilitação académica passo a ter?

Quem integra o Erasmus Mundus passa a ter um grau académico de mestrado no âmbito deste projeto de nível internacional, reconhecido nos múltiplos países do consórcio.
 


Que apoios recebo?

Estes mestrados cobrem despesas de viagem e outros custos de viver noutro país. Os apoios rondam os 1.000 euros mensais.
 


Como se candidatar?

Pode ficar a conhecer todos os mestrados disponíveis para 2017/2018 aqui. Nesta página da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency também pode perceber junto de quem pode apresentar a sua candidatura.

As candidaturas estão a decorrer.

Veja também: