Ergonomia no escritório: 6 dicas para memorizar

Ergonomia no escritório é sinónimo de saúde. Aqui ficam as nossas dicas para uma rotina de trabalho saudável!

Ergonomia no escritório: 6 dicas para memorizar
Dicas para uma maior ergonomia no escritório

Passamos mais de 8 horas diárias a trabalhar, o que perfaz um total de quase sessenta mil horas por ano. As condições de trabalho nem sempre favorecem a ergonomia no escritório, o que, ao fim de tanto tempo, acarreta problemas para a sua saúde. Por isso, deixamos-lhe algumas sugestões para melhorar a sua postura e ter maior qualidade de vida -  no trabalho e fora dele.


Dicas para uma maior ergonomia no escritório


1. Mantenha uma postura correta

Quer trabalhe sentado ou em pé, cuidar da sua postura é essencial para não ter problemas nas articulações e nos ossos. Mantenha as costas direitas, mesmo quando estiver sentado; ajuste o encosto da sua cadeira de modo a que fique em linha reta vertical; evite manter as pernas cruzadas por longos períodos de tempo, pois isso afetará a sua circulação sanguínea. Pouse firmemente as plantas dos pés no chão; se trabalhar em pé, afaste ligeiramente os pés para distribuir bem o seu peso por ambas as pernas.



2. Tenha atenção aos ângulos

Quando sentado, as suas pernas devem formar um ângulo de 90 graus com o chão. O monitor do seu computador deve estar alto o suficiente, para que os seus olhos fiquem à altura da parte superior do ecrã. Para uma maior ergonomia no escritório, a cadeira a usar deve ter apoios para os seus braços, e estes apoios devem ficar à altura da secretária, de modo a que os braços possam ficar naturalmente apoiados na cadeira e/ou na mesa. O teclado do seu computador deve estar à altura das mãos, de modo a não forçar os pulsos.


ergonomia


3. Verifique a temperatura do espaço de trabalho

A ergonomia no escritório passa também por verificar as condições básicas de trabalho, como a luminosidade e a temperatura. Se o espaço estiver demasiado arrefecido, isso irá refletir-se na sua postura, porque fá-lo-á contrair os músculos.



4. Veja se a direção da luz é a correta

A luz é um dos elementos mais importantes em qualquer espaço de trabalho e se não for ajustada. Pode ter um impacto muito negativo sobre a produtividade e a saúde. Além de pontos de luz alta, destinados a iluminar uniformemente o espaço, cada trabalhador deve ter a sua própria fonte de iluminação, bem direcionada de acordo com o tipo de trabalho a realizar.

Trabalhadores destros devem colocar os seus candeeiros à esquerda, enquanto os canhotos devem colocá-lo do lado direito. Desta forma, o braço ou a mão que trabalham mais não farão “sombras” sobre o local de trabalho.



5. Cuide da sua visão

Se possível, opte por teclados de computador brancos com as letras pretas, em vez de teclados escuros com as letras brancas. Ajuste a luminosidade do seu monitor. Não esteja mais de uma hora seguida a olhar para o computador e faça exercícios para fortalecer a visão e relaxar os olhos do esforço.



6. Faça ginástica laboral

Sempre que possível, faça uma pausa. Nem que seja de apenas dois minutos! Estique-se, espreguice-se e caminhe alguns passos. Descontraia os olhos, beba água, e, só depois, regresse ao trabalho!

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