Erro 53 do iPhone: o que é e como resolver

Sabe o que é o erro 53 que pode fazer com que o iPhone ou o iPad fiquem inutilizáveis? E como pode resolvê-lo?

Erro 53 do iPhone: o que é e como resolver
Medida de segurança ou “golpe” da Apple?

iPhones para todos os gostos a preços baixosRecentemente, foi descrito como “a pior coisa que pode acontecer ao seu iPhone”. Mas sabe o que é o erro 53 e como pode prevenir-se? Ou até mesmo como pode arranjar o seu dispositivo depois de ser afetado? A Apple defende-se e afirma que é uma medida de segurança necessária mas há quem afirme que este é mais um “golpe” da Apple para ganhar mais dinheiro. Em quem acreditar?
 

O que é?

Vamos a factos! Milhares de utilizadores têm-se queixado do erro 53, um aviso que aparece em iPhones e iPads quando se procura fazer a atualização do sistema operativo iOS para a versão mais recente: o iOS 9. Mas acontece a todos? A resposta é… não. O erro 53 aparece apenas em equipamentos cujo ecrã tenha sido trocado em lojas de reparação “não oficiais”, isto é, lojas não-oficiais da marca Apple. O que é que acontece? O ecrã bloqueia e o dispositivo deixa de poder ser utilizado.

O problema surge após a troca de ecrã porque é trocado o botão de início, botão que aparece debaixo do ecrã e que tem o sensor de identificação por impressão digital. Após a atualização, o equipamento verifica se ainda possui todos os componentes originais. E se o sensor de identificação por impressão digital não corresponder ao resto dos componentes… erro 53 e um iPhone (ou um iPad) bloqueado. 

 

Prevenção e como resolver

Prevenir é fácil! Se já trocou o ecrã e o sensor do botão de início, basta não atualizar para o iOS 9. Contudo, se este erro já afetou o seu equipamento, a conversa já é diferente e muito mais complicada… Procure restaurar o dispositivo. Se não conseguir dirija-se a uma loja oficial da Apple!

O argumento da Apple baseia-se na segurança dos clientes, isto é, o erro surge devido a uma medida de segurança criada para proteger os clientes. Porém, há quem diga que este é mais um truque da marca da maçã para que os utilizadores arranjem os seus dispositivos apenas em lojas oficiais e autorizadas. A verdade é que sem este sistema, o equipamento acaba por ficar mais vulnerável e há até quem já tenha conseguido tirar proveito desta falha. E numa altura em que estes dispositivos começam a ser usados para realizar compras online e como alternativa ao multibanco, esta falha acaba mesmo por ser preocupante…
 

Todas as novidades tecnológicas com a Subscrição da nossa Newsletter


Veja também: