Dez erros a evitar no trading

No trading, não saber quando parar pode custar-lhe caro. Conheça este  e outros erros a evitar para alcançar o sucesso.

Dez erros a evitar no trading
Todos os cuidados a ter no trading.

Qualquer trader que esteja a começar a negociar com CFDs comete alguns erros que podem ser corrigidos à medida em que se vai ganhando experiência. Por isso, os especialistas da IG identificaram dez erros frequentes no trading e apontam algumas pistas sobre como evitar estes equívocos. Para aprender mais sobre este tema, pode assistir ao seminário online de trading da IG, que terá lugar no próximo dia 23 de abril. Também pode conhecer toda a oferta de seminários gratuitos no site da IG.


10 Erros frequentes no trading que não pode cometer


1 – Depender do software

A análise técnica e as várias ferramentas tecnológicas que os traders têm disponíveis são úteis para identificar tendências de mercado na hora de abrir uma negociação. No entanto, os investidores devem evitar confiar cegamente numa recomendação exterior ou numa ferramenta de análise, devendo compreender os princípios e conceitos que lhe irão permitir fazer escolhas próprias.


2 – Mau sentido de oportunidade

Conseguir identificar qual o melhor momento para abrir uma posição é algo complexo que se pode aperfeiçoar com a experiência. Embora seja impossível determinar o momento perfeito para iniciar uma negociação, há alguns métodos que podem ajudar, como utilizar tabelas e gráficos que ajudam a determinar possíveis cenários e respeitar um plano de trading, que impede as atuações baseadas em impulsos.


3 – Não calcular o risco

Para perceber se o retorno que espera numa negociação compensa o risco que está a correr, um trader deve utilizar uma análise de gestão de risco que ajuda a calcular o rácio risco/retorno. Assim, os investidores principiante devem utilizar rácios com riscos baixos, de forma a diminuir o potencial de perdas.


4 – Abrir posições em função das notícias

Devemos ter em conta toda a informação disponível sobre um ativo no momento de abrir uma posição. No entanto, como é difícil prever com exatidão qual o efeito que uma notícias irá ter nos mercados, não devemos negociar somente com base nesse indicador. Muitas vezes, os mercados começam a reagir em relação a um dado ainda antes deste ser conhecido, daí que quando uma informação é divulgada, o movimento do mercado pode ir no sentido oposto ao esperado. Por isso, recomenda-se aguardar que o mercado tenha uma tendência definida antes de abrir uma posição.


5 – Não travar as perdas

Quando um trader abre uma posição e esta começa a mostrar-se perdedora, tem por vezes propensão a manter a esperança de que a tendência irá reverter mais tarde ou mais cedo, transformando as perdas em mais-valias. Contudo, é perigoso manter uma posição com desempenho negativo, sendo fundamental aprender a colocar um travão nas perdas.


6 – Arriscar demasiado

Um investidor deve sempre negociar a menor parte possível do seu capital em cada operação com CFDs. Assim, o risco máximo diário não deve ultrapassar a média dos ganhos ao longo do último mês, de forma a que qualquer perda de um dia possa ser recuperada no dia seguinte.


7 – Tomar decisões após a euforia

Depois de uma operação bem sucedida, é habitual o investidor experimentar uma sensação de euforia que pode influenciar as opções seguintes. Por isso, deve evitar-se a tomada de decisões em momentos de entusiasmo, uma vez que nestas ocasiões estamos menos preparados para uma análise racional da operação. A abertura de uma posição deve estar sempre baseada numa estratégia trading bem planeada.


8 – Não saber quando parar

Tão importante como saber identificar o momento de entrar numa operação é saber quando deve fechar o movimento. Há ferramentas que ajudam tanto a minimizar as perdas (stop loss) como a aproveitar os ganhos (take profits) antes que estes se possam converter também em perdas.


9 – Ter expectativas não realistas

Nenhum trader consegue obter sempre ganhos com as suas operações. Por isso, é importante saber renovar o otimismo após uma operação menos positiva.


10 – Ignorar o plano de trading

Para além de fazer um plano de trading, para obter os melhores resultados não deve desviar-se dos objetivos que delineou ao princípio. De igual forma, manter um registo diário dos ganhos e perdas pode ser útil: esta experiência irá ajudá-lo nas escolhas que tiver que fazer no futuro. 


Participe nos Seminários on-line de negociação Gratuitos da IG.



Esta informação foi preparada pela IG, marca comercial da IG Markets Limited. O conteúdo destas páginas não constitui (e não será concebido de forma a constituir) qualquer espécie de aconselhamento, ou recomendação de investimento, ou um registo dos nossos preços de negociação, ou uma oferta ou solicitação para a transação de qualquer instrumento financeiro. A IG não aceitará qualquer responsabilidade em consequência de qualquer uso que possa ser dado ao referido conteúdo, ou sobre qualquer efeito que daí advenha. Não asseguramos a precisão ou integridade da informação. Consequentemente, qualquer pessoa assume o risco da atividade realizada com base nesta. A análise produzida não tem como finalidade qualquer objetivo de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de quem o consultar. Esta não foi produzida com base nos requisitos legais que promovem a independência da análise financeira e, assim sendo, esta é considerada uma mensagem de marketing. Não estando impedidos de negociar com base nas nossas recomendações, não procuramos retirar qualquer tipo de vantagem da informação providenciada aos nossos clientes. Os CFDs são Produtos Financeiros Complexos. Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e esteja disposto a aceitá-las. Pode Implicar a perda da totalidade ou mais do que o capital investido.