9 erros comuns que os turistas devem evitar

O pior que pode acontecer é chegar ao final das férias e sentir que não aproveitou ao máximo. Atente nestas  dicas para evitar os erros que os turistas mais cometem.

9 erros comuns que os turistas devem evitar
Faça a sua viagem sem cometer estes erros básicos

Quem nunca cometeu pelo menos um destes erros tão comuns aos turistas, que atire a primeira pedra. Conheça os 9 "pecados mortais" que mais se repetem nas viagens de férias, um pouco por todo o mundo. 


Os 9 erros mais comuns dos turistas


Problemas com documentação

Faça uma lista de toda a documentação necessária para a viagem e organize-se com antecedência. Isso inclui imprimir os bilhetes de avião e os bilhetes para atrações que já tenha comprado antecipadamente. Se viajar em grupo convém que fique uma só pessoa responsável por manter esta documentação toda organizada.



Viajar sem plano

Ninguém o obriga a ler todos os livros sobre o destino que escolheu, mas convém ter algumas noções, nomeadamente no que diz respeito ao transporte de e para o aeroporto, a distância até o alojamento e quais as atrações mais conhecidas do destino.



Subestimar as distâncias

As informações de localização ou “como chegar” ao local onde vai ficar alojado podem, por vezes, não ser muito claras. Tenha atenção a isso quando está a reservar o alojamento e se o local não for central verifique qual é a estação de metro ou paragem de autocarro mais próxima.



Ignorar as atrações gratuitas

Muitas cidades possuem museus grátis e outras atrações que podem proporcionar uma experiência inesquecível aos turistas. Questione na receção do hotel, pesquise na internet ou simplesmente pergunte a um local.


Depender do guia turístico

Para turistas que não falam o idioma local nem inglês, contratar os serviços de um guia turístico pode ser uma excelente ideia. Contudo, guarde sempre algum tempo para explorar o destino de forma autónoma.



Perder tempo em filas

Sim, muitas atrações têm filas intermináveis, mas também muitas delas têm sites online onde pode comprar o bilhete. Não só beneficia de promoções que só existem online como ainda poupa muitos minutos – e paciência – numa fila.



Viajar sem seguro

Em Portugal não há desculpa: basta ir à segurança social e pedir o seu cartão de saúde europeu para viajar protegido. 



Não saber os números de emergência do destino

Em todos os países do mundo existe o equivalente ao nosso 112. Saiba qual é o número de emergência do destino que escolheu para o caso de precisar de ajuda. 



Estar dependente da máquina fotográfica

Sim, é importante registar alguns momentos mas não caia no erro dos turistas que conhecem um sítio através, apenas, da lente da máquina. Lembre-se que tão cedo não tem outras férias e que convém desfrutar ao máximo de todos os momentos.

Veja também: