10 erros fatais numa entrevista de emprego

Errar é humano, certo. Mas há erros, comportamentos e escolhas que podem arruinar a sua entrevista de emprego. Conheça alguns!

10 erros fatais numa entrevista de emprego
Saiba que comportamentos deve evitar

Um currículo excelente, tanto em forma como em conteúdo, é meio caminho andado para conseguir o emprego a que se candidatou. No entanto, a entrevista de emprego é o meio caminho que ainda lhe falta percorrer para conseguir o que deseja. Por isso, importa conhecer alguns erros fatais numa entrevista de emprego.

Mesmo os candidatos mais experientes podem falhar neste último passo. Errar é humano e há erros que os recrutadores podem estar dispostos a perdoar. Contudo, não vale a pena arriscar e, por isso, continue a ler e conheça os erros, comportamentos e escolhas que deve evitar a todo o custo para uma entrevista de emprego perfeita.

10 comportamentos que podem arruinar uma entrevista de emprego

1. Chegar atrasado à entrevista

Confirme a morada e aponte o nome da pessoa com quem tem que falar quando chegar ao local. Planeie o seu dia de forma a que consiga chegar 10 a 15 minutos mais cedo. Chegar demasiado cedo também não é o ideal, mas chegar atrasado é imperdoável.

2. Ser arrogante com quem está na receção

Cumprimente as pessoas com quem se cruza ao chegar ao local da entrevista, até porque este comportamento faz parte das regras da boa educação. No entanto, ser gentil pode fazer-lhe ganhar pontos mesmo antes da entrevista começar. Se estiver a ser observado, vai causar uma boa impressão se cumprimentar rececionista, secretária ou qualquer outro elemento da empresa.

3. Ter um aperto de mão terrível

Um aperto de mão pode dizer muito sobre uma pessoa. Por isso, tenha a certeza que está a enviar a mensagem correta através do seu aperto de mau. Aqui a palavra-chave é moderação: nem muito brando, nem muito forte!

4. Estar vestido de forma demasiado casual

Nem sempre o menos é mais e, neste caso, não pode esquecer-se que vai a uma entrevista de emprego. Não vai para uma esplanada, nem para o ginásio, por isso, pense bem no que vestir para a entrevista.

recrutador

5. Estar mal vestido

Vista-se para o cargo. Selecione o que vai usar, mais ou menos formal, em função da empresa e do cargo a que se candidata. Mas não deixe de lado o conforto, pois isso irá refletir-se na sua postura durante a entrevista.

6. Usar demasiada maquilhagem

Aqui, o menos é mais. Está a apresentar-se como a melhor candidata para desempenhar determinado cargo. A maquilhagem a usar deve ser sóbria. Deixe de fora da entrevista de emprego as suas capacidades artísticas para os smokey eyes, as combinações com várias cores de sombras e brilhos.

7. Apresentar maus hábitos de higiene

Esta é daquelas coisas que nem seria preciso escrever. Ter bons hábitos de higiene é importante e numa entrevista de emprego é crucial isso ficar bem demonstrado. Por isso, programe bem o seu dia para ter tempo de se preparar e não descurar nada por causa de atrasos.

Tenha a certeza de que não só está bem apresentado e sem nódoas na roupa, como também está bem lavado e cheiroso. Não exagere no cheiroso, perfumes intensos e invasivos também não ajudam muito!

8. Levar comida para a entrevista

Coma antes ou depois da entrevista, não apareça na empresa com uma sandes ou uma peça de fruta na mão. Corre o risco de sujar a roupa, as mãos – lembre-se que vai apertar a mão ao recrutador –  ou até ficar com alguma coisa nos dentes.

9. Interromper o entrevistador

É natural sentir alguma ansiedade, no entanto, ao responder às questões que lhe são colocadas, deixe o entrevistador terminar a questão e faça uma pausa de 2 ou 3 segundos antes de responder.

Também é natural que tenha questões a colocar, mas não precisa de atropelar o entrevistador. Aponte as suas questões e faça-as na altura certa.

10. Estar sempre a verificar o telemóvel

Mantenha o telemóvel longe durante a entrevista de emprego. Se estiver sempre a pegar nele, a mensagem que estará a enviar é que tem coisas mais importantes na sua mente do que conseguir o emprego.

Veja também: