Erros que não pode cometer se quer ficar rico

Ganhar dinheiro não é tão fácil como perdê-lo ou gastá-lo. Para ficar rico terá de evitar alguns erros que têm grandes impactos no seu património.

Erros que não pode cometer se quer ficar rico
Conheça 7 erros que o separam do mundo dos ricos

Ganhar dinheiro e ficar rico não é algo impossível, apesar de exigir bastante dedicação, controlo orçamental e persistência. Ao analisarmos o comportamento das pessoas com maior sucesso na gestão do seu dinheiro, podemos detetar algumas variáveis comuns e que poderão justificar o seu sucesso... ou mostrar os erros que não cometem.


1. Não ter uma reserva de emergência:

Se quer investir com estabilidade para um horizonte temporal mais alargado, deverá ter sempre um fundo de reserva. A ideia será evitar estar a desmobilizar os seus investimentos antes do tempo ou, mais importante, evitar que tenha de se endividar para assumir um custo inesperado (como o desemprego, uma doença, um problema com o seu automóvel, etc).


2. Não falar sobre dinheiro:

Os ricos e as pessoas que querem ganhar dinheiro têm o hábito de falar sobre dinheiro. A ideia não será estarem sempre a falar sobre dinheiro mas ter um conjunto de pares com quem discutem ideias de investimento, projetos criadores de valor ou oportunidades que entretanto surjam. Falar sobre dinheiro facilita o seu caminho pois induz a aprendizagem, essencial para dominar o mundo do dinheiro.


3. Não aprender com os erros:

Errar é humano. Um aparente lugar-comum mas que deverá sempre ter em mente caso queira aperfeiçoar a arte de ganhar dinheiro. Analise os seus erros. Estudo os motivos que o levaram a perder dinheiro e veja formas de os evitar no futuro. A aprendizagem é essencial no caminho da independência financeira.


4. Recorrer com frequência ao crédito:

O recurso constante ao crédito é meio caminho andado para o fracasso financeiro. Se quer ganhar dinheiro tem de parar de o "atirar para cima" dos bancos através de créditos ao consumo ou cartões de crédito. O crédito não é algo errado à partida mas pode resultar em grande prejuízo se mal utilizado.


5. Confiar no seu gerente de conta:

O gerente de conta não é seu amigo. É um comissionista que procura ganhar dinheiro com o seu dinheiro. Está a fazer o seu papel, pelo que deverá ter isso em conta quando analisar os seus conselhos. Não defendemos que ignore os conselhos do seu gestor mas procure antes discutir com ele as vantagens e desvantagens e os riscos e potencialidades de cada investimento.


6. Não investir:

Se quer ganhar dinheiro tem de entrar no mundo dos investimentos. São muitas as pessoas que olham para os mercados financeiros como casinos ou como sítios sombrios e cheios de perigos. No entanto, se quer ganhar dinheiro tem de conhecer as regras dos investimentos e perceber como pode beneficiar da participação nos mercados financeiros. Uma última ideia neste contexto... não vai enriquecer com certificados de aforro ou com depósitos a prazo. Neste último caso, está sim a ajudar o banco a enriquecer à sua custa.


7. Depender apenas de uma fonte de receitas:

Um último erro que terá de evitar a todo o custo é o de depender apenas de uma fonte de receitas. Para ganhar dinheiro terá de procurar várias fontes de rendimento de modo a diversificar os seus riscos e aumentar o potencial de retorno. A maioria das pessoas depende apenas do trabalho por conta de outrem mas existem outras alternativas. Sejam os rendimentos de investimentos, sejam prestações de serviços ou rendimentos de propriedade intelectual. Procure diversificar os seus rendimentos!


Veja também: