Publicidade:

Os erros mais comuns ao usar o microondas

O microondas é um dos eletrodomésticos mais úteis e práticos na nossa cozinha, mas é preciso ter alguns cuidados. Conheça alguns dos erros mais comuns ao usar o microondas.  

Os erros mais comuns ao usar o microondas
Saiba como usar o microondas corretamente

Os erros mais comuns ao usar o microondas são comportamentos que podem prejudicar tanto a qualidade dos nossos alimentos como o bom funcionamento do eletrodoméstico. Saiba quais são os erros que está a cometer com o seu microondas, evite-os e adote os procedimentos corretos para usufruir de todas as potencialidades deste grande aliado na cozinha.

Os 6 erros mais comuns ao usar o microondas


micro-ondas

1. Aquecer água

Embora isto possa ser feito, existe o perigo de sobreaquecimento – que pode causar queimaduras. Isso acontece porque, ao abrir a porta do microondas, a água passa do estado líquido para o gasoso muito rapidamente. Se quer mesmo aquecer água, faça-o por pouco tempo.

2. Aquecer grandes pedaços de carne

Quando o pedaço de carne é muito grande, a temperatura não vai chegar ao centro da peça, o que provoca um aquecimento irregular. Opte por partir a carne em pedaços mais pequenos para o aquecimento ser uniforme.

3. Aquecer ou cozinhar alimentos com casca fina

As batatas, tomates ou linguiças têm casca fina a proteger o interior. Se ela não for perfurada, cria vapor no interior que não pode ser libertado. Com este tipo de alimentos deve sempre perfurar a pele fina com um garfo.

4. Cozinhar ovos inteiros

Os ovos nunca podem ir para o microondas com a casca, pois a acumulação de vapor no interior pode levar à explosão do ovo.

5. Usar plásticos não adequados

Só os recipientes de plástico que têm a informação de que são adequados para microondas devem ser usados. Se não tiverem esta informação nunca os use neste eletrodoméstico – pois podem libertar substâncias nocivas para os alimentos.

6. Não limpar o microondas

Este eletrodoméstico deve estar sempre limpo, pois os resíduos ou líquidos que possam ficar nas paredes do microondas podem contaminar os outros alimentos que vamos aquecer ou cozinhar.

Como aquecer corretamente alimentos no microondas

  • Aqueça sempre pequenas porções de alimentos, para que a temperatura consiga chegar a todos de forma uniforme.
  • Parta peças de carne ou outros alimentos em pedaços mais pequenos, para um aquecimento mais eficaz.
  • Use apenas recipientes adequados a micro-ondas.
  • Nunca leve embalagens tapadas ao microondas (se tiverem películas, devem sempre ser perfuradas).
  • Tape sempre os pratos no microondas com uma tampa com furos (como a que, normalmente, acompanha o eletrodoméstico).
  • Antes de retirar os alimentos do microondas, espere alguns segundos – isto serve para baixar os elevados níveis de energia com que ficam os alimentos.

Conhecendo os erros mais comuns ao usar o microondas pode evitá-los e passar a utilizar este aliado de forma mais eficaz e correta. Siga também as nossas dicas para aquecer corretamente os alimentos e verá como tem uma ajuda preciosa na sua cozinha.

Limpeza e Arrumação