6 erros nas redes sociais que podem arruinar a sua carreira

Erros nas redes sociais, quer esteja empregado ou à procura de emprego, são situações que deve evitar. Conheça aqui os mais comuns.

6 erros nas redes sociais que podem arruinar a sua carreira
Cuidados a ter nas redes sociais

Os erros nas redes sociais devem ser evitados, sobretudo para não pôr em risco o seu percurso profissional. Por exemplo, as redes sociais estão sempre em mudança e, por isso, de vez em quando, convém verificar as configurações de privacidade selecionadas para evitar surpresas desagradáveis.

Mas, para além das configurações de privacidade, há outras situações que deve evitar. Confira a nossa lista dos erros mais comuns nas redes sociais e lembre-se: não corra riscos desnecessários, partilhe as suas informações de forma consciente e em caso de dúvida, não publique. É importante ter um bom currículo, mas também é preciso ter cuidado com o seu perfil social e, neste âmbito, com as informações partilhadas.

Erros nas redes sociais: os 6 que deve evitar

1. Não fale mal do seu chefe ou do seu trabalho

Falar mal do chefe, maldizer uma reunião ou apontar todos os defeitos aos clientes são erros básicos a evitar na gestão da sua carreira profissional. No entanto, se resolver publicar estas informações nas redes sociais, está a aumentar a dimensão destes erros. Os seus amigos até podem compreender a frustração e o desabafo, mas quem está fora desse círculo pessoal não vai ficar com uma boa imagem de si.

2. Cuidado com as fotografias que publica

Não há problema em publicar fotografias de férias e passeios em família. Mas não precisa de posar em fato-de-banho e rodeado de bebidas alcoólicas, pois não? Este tipo de fotografias podem transmitir a mensagem errada a atuais e futuros empregadores.

3. Atenção aos “pontapés na gramática”

É uma ideia falsa pensar que não é grave dar erros nas suas atualizações ou perfis de redes sociais. É grave, acredite. Considere o perfil do Facebook ou do LinkedIn como uma extensão de si e dar erros nas redes sociais não o vai ajudar profissionalmente.

4. Evite opiniões radicais

Este é um dos erros nas redes sociais que pode provocar maiores dissabores. Evite ao máximo entrar em conflitos e esgrimir argumentos acalorados. Não queira que o rotulem como intolerante ou como alguém que “ferve em pouca água”.

Tem todo o direito a ter opiniões, mas não é obrigado a partilhá-las. Principalmente quando, mesmo não tendo nada a ver com o seu trabalho, estas opiniões podem prejudicar o seu avanço na carreira.

5. Não partilhe só coisas sobre si

Partilhar o seu dia-a-dia pode não ser um dos erros nas redes sociais por si só. Contudo, partilhar música, informações sobre atividades culturais, artigos ou publicações que possam interessar e ajudar outras pessoas, mostra que é uma pessoa que se preocupa, que gosta de se atualizar e de se manter informada sobre os mais diversos assuntos.

6. Adicione o seu chefe quando o convite lhe é endereçado

Se receber o convite, é de bom tom aceitar. No entanto, quer continuar a manter a separação entre a vida profissional e a vida pessoal? Aceda às definições e configure as opções de privacidade.

Veja também: