7 erros que comete ao rechear alimentos

Cozinhar para muita gente, e às vezes com pouco tempo, pode causar alguns erros: saiba como rechear corretamente os alimentos.

7 erros que comete ao rechear alimentos
Aprenda a fazer o recheio perfeito

Os 7 erros que comete ao rechear alimentos podem ser facilmente corrigidos se anotar bem as dicas que lhe fornecemos a seguir. Ao cozinhar para muitas pessoas, nas quadras festivas por exemplo, ficamos um pouco mais nervosos e a possibilidade de alguma coisa correr mal aumenta.

Outras vezes não temos tempo para pensar bem em todos os passos da receita e acabamos por cometer erros. Rechear alimentos nem sempre é fácil, mas tornar-se-á uma técnica infalível se atentar nas nossas dicas.


Rechear alimentos: 7 erros que podem estragar a sua receita


Ignorar as proporções

Por vezes, não colocar as proporções corretas de líquido para a quantidade de ingredientes secos pode fazer com que o recheio se desfaça e perca o seu encanto. O ideal é mesmo fazer o recheio numa forma para bolos para garantir que não se desfaz.



Misturar o líquido todo de uma vez

Para conseguir um bom recheio é fundamental que o caldo seja misturado com o pão e restantes ingredientes de forma gradual e não de uma vez só. Mesmo que esteja com pressa, saiba que este passo é essencial para conseguir um recheio crocante e delicioso.



Não cozinhar os ingredientes

Embora o recheio vá ao forno depois de todos os ingredientes estarem ligados, é absolutamente fundamental que sejam cozinhados anteriormente. Se não o fizer, os ingredientes não se ligarão e o recheio será um fracasso. Refogue ou salteie bem os legumes, como cebolas, alho francês, antes de os juntar ao pão.



Cozinhar o recheio dentro do peru

Com tantos afazeres na cozinha, para poupar tempo, muitas pessoas optam por cozinhar o recheio dentro do peru, mas essa não é a melhor opção. O peru e o recheio precisam de tempos diferentes de cozedura, o que significa que não devem ser preparados em simultâneo. Cozinhe-os separadamente e junte-os apenas na mesa.



Usar demasiados ingredientes

Nem sempre juntar um conjunto grande de ingredientes garante mais sabor no seu recheio. O melhor é mesmo escolher os ingredientes essenciais e cozinhá-los adequadamente para que todos os sabores possam sobressair. Além disso, se forem demasiados ingredientes também poderá ser mais difícil uni-los numa pasta homogénea.



Não adicionar o toque de sabor extra

Se opta por comprar preparados para fazer o recheio, mas acha que têm pouco sabor, o ideal é usar um preparado para creme de cogumelos. Junte o preparado da sopa com dois ovos e os legumes salteados e depois siga as instruções da embalagem. O resultado será um recheio pleno de sabores.



Usar pão fresco

Para fazer um bom recheio, é importante que o pão não seja do dia, isto é, se for demasiado fresco, o pão não conseguirá cumprir a sua função de unir os ingredientes. Para um bom recheio é importante que o pão tenha já um dia ou dois.
 

Receita para um recheio básico mas delicioso

recheio
Ingredientes
azeite
1 cebola
1 alho francês ou 1 aipo
2 maçãs
salsa
tomilho
3 chávenas de caldo de galinha
2 ovos
2 pães
Sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
1. Faça um refogado com a cebola picada e o azeite.
2. Junte o aipo ou o alho francês partido aos pedacinhos e as maçãs em pequenos cubos e deixe cozinhar.
3. Tempere com a salsa, o tomilho, o sal e a pimenta e deixe cozinhar durante 5 minutos.
4. Acrescente o caldo de galinha lentamente e vá mexendo.
5. Num recipiente à parte, bata os ovos e junte-lhes o pão aos pedaços.
6. Acrescente esta mistura aos legumes.
7. Verta tudo para um tabuleiro de ir ao forno untando com manteiga e leve ao forno pré-aquecido durante 30 a 40 minuto ou até ficar douradinho.

Seguindo esta receita básica e evitando os erros mencionados anteriormente, o seu recheio este ano vai ser um sucesso.

Veja também: