6 erros que comete ao tomar banho

Será que tem os devidos cuidados com a pele e o cabelo ao tomar duche? Provavelmente não. Descubra os erros que comete ao tomar banho.

6 erros que comete ao tomar banho
Mesmo sem saber, pode estar a prejudicar a sua pele e o seu cabelo

Alguma vez parou para pensar nos erros que comete ao tomar banho? Não que precise de um livro de instruções para tomar banho. Afinal, um banho é um banho, um hábito diário simples, no qual não pensamos muito. Sim, porque todos entramos no chuveiro ou banheira sem pensar muito no assunto.

A verdade é que, mesmo sem saber, muito provavelmente está a cometer alguns erros que prejudicam o seu cabelo e a sua pele. Prepare-se para descobrir o que tem andado a fazer mal este tempo todo.

Erros que comete ao tomar banho

1. Tomar banho com a água muito quente

banhos quentes

Quando se trata de erros que se comete ao tomar banho, este é um daqueles que deve dizer algo a muitas pessoas. Claro que podemos sempre argumentar que é extremamente relaxante tomar um banho bem quente depois de um dia de trabalho cansativo ou num dia frio de inverno, mas isso não significa que seja o melhor para si.

É que tomar banho em água demasiadamente quente vai remover os óleos naturais da pele, prejudicando a sua hidratação e deixando a pele muito seca, podendo mesmo provocar rachaduras. Além disso, também o seu cabelo vai sofrer com a água muito quente, já que tende a ficar mais frisado, algo que vai querer evitar. O ideal é que tome banho em água morna (sim, porque tomar banho de água fria não é para todos).

2. Lavar o cabelo todos os dias

Dá uma ótima sensação de frescura e limpeza, mas não é necessariamente saudável para o seu cabelo. Na verdade, lavar o cabelo todos os dias é um dos erros que mais pessoas cometem ao tomar banho. Ao fazê-lo vai eliminar os óleos naturais do cabelo, deixando-se seco e fragilizado.

Dizem os experts em matéria capilar que, para manter o seu cabelo forte e saudável, idealmente, deve lavar o cabelo duas a três vezes por semana. Quem tem tendência a cabelos oleosos pode sempre optar por usar um champô seco.

3. Não hidratar a pele depois do banho

hidratar a pele depois do banho

Não serão todos, mas haverá quem salte a hidratação da pele após o banho. Se o faz, pois bem, este é mais um dos vários erros que comete ao tomar banho e não devia. De facto, mal saia do banho e se seque deve passar um hidratante no corpo de imediato. Dessa forma, o produto irá ser absorvido com mais facilidade, garantindo uma pele sedosa e bem hidratada.

4. Usar champô primeiro e condicionador depois

Muitas pessoas que usam condicionador, devem estar a dizer para si mesmas “culpada”. Pois é. Esta é uma daquelas regras silenciosas que parecem ser dadas como adquiridas, mas que facilmente entram nesta lista dos erros que comete ao tomar banho. Na realidade, seria melhor para o seu cabelo se usasse primeiro o condicionador antes do champô.

5. Usar esponjas ou puffs de banho

São práticos mas, segundo alguns dermatologistas, não são bons acessórios de banho. É que na realidade, com o tempo, tanto as esponjas como os puffs de banho tendem a acumular germes e bactérias, graças à humidade que existe na casa-de-banho, que podem ser prejudiciais para a sua pele.

Se quiser mesmo ter um acessório para o banho opte por luvas de banho (de algodão ou musselina) e lave-as com frequência para evitar a acumulação de germes e bactérias.

6. Secar a pele com força

Não precisa de esfregar a toalha com força para se secar. Aliás, deve mesmo evitar fazê-lo para não danificar a pele ou enfraquecer o cabelo que estão mais frágeis após o banho. Seque-se de forma suave. Idealmente, também deve evitar prender o seu cabelo numa toalha após o banho.

Veja também: