6 erros que deve evitar quando vai comprar carro

Comprar carro poder ser entusiasmante, mas é importante prevenir surpresas desagradáveis. Conheça os principais erros a evitar quando vai comprar carro.

6 erros que deve evitar quando vai comprar carro
Os erros mais comuns que não deve cometer

Os números são da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA): em março, foram vendidos mais de 1,9 milhões de automóveis na Europa, um aumento de 10,9% igual ao mesmo período do ano passado. Na hora de fazer o negócio, é importante saber quais os erros que deve evitar quando vai comprar carro.

Como sempre, não tome decisões precipitadas: comprar carro não é uma tarefa simples e deve ser feita de consciência tranquila para evitar arrependimentos depois do negócio estar fechado.

Os principais erros a evitar quando comprar carro

1. Comprar um veículo que não corresponde às reais necessidades

Quase todos têm o seu carro de sonho. Ainda assim, na altura de comprar carro, não se deixe levar pela emoção. Pense sempre nas suas necessidades e no tipo de uso que dará ao seu automóvel.

2. Não fazer comparações de preços

Este é um erro muito comum. Se já decidiu qual a marca e o modelo que melhor satisfazem as suas necessidades, faça uma pesquisa de mercado e não avance para a compra do primeiro veículo que encontrar: consulte especialistas, visite diversos stands e escolha em consciência.

A mesma regra também é aplicada nos casos em que é necessário recorrer a crédito: faça bens as contas, conheça todas as opções disponíveis no mercado e escolha a mais indicada para si e para a sua carteira.

3. Disponibilizar o carro “para troca”

Nem sempre esta é a opção mais viável. O stand tentará sempre desvalorizar o preço do automóvel antigo para que possa ter uma maior margem de lucro numa próxima venda. É assim mesmo que funciona o mercado, já todos sabemos. Assim sendo, peça avaliações em diferentes stands e perceba se não ficará a lucrar se fizer a venda a um privado.

comprar carro

4. Fazer mal as contas

Na altura de comprar carro, nem todos fazem as contas certas. Não deve apenas contabilizar o valor comercial do carro, considere também as revisões periódicas e o gasto em combustível.

5. Não se esqueça do seguro automóvel

Quando vai comprar carro, deve ter sempre em mente o valor do seguro automóvel. Os valores variam sempre consoante a seguradora e tipo de veículo, por isso faça uma pesquisa de mercado e descubra qual a opção certa para si e para a sua carteira.

6. Confira os “extras” disponíveis

Assegure-se de que o veículo responde às suas reais necessidades e quais são os acessórios extra pode dispensar (ou não) na altura de assinar o contrato. Na maioria dos casos, poderá poupar algumas dezenas de euros.

Veja também:

Continuar a Ler