8 erros que estão a arruinar as suas roupas

Se as suas roupas parecem pior do que deviam, provavelmente está a cometer algum destes erros que estão a arruinar as suas roupas.

8 erros que estão a arruinar as suas roupas
Cuide das suas roupas para que durem mais

Se é uma daquelas pessoas que gosta de cuidar da própria roupa mas nem sempre corre bem, então conheça os 8 erros que estão a arruinar as suas roupas e saiba como evitá-los.

Quando se trata de lavar roupa, existem algumas regras simples que a maioria das pessoas sabe seguir, seja separar as roupas claras das escuras, seja lavar os jeans do avesso para evitar que as cores desbotem, entre outros.

Mas sabia que há uma série de outras coisas que deve e não deve fazer quando chega a hora de ir tratar das suas roupas? Conheça os erros que estão a arruinar as suas roupas e deixe-se surpreender.

Erros que estão a arruinar as suas roupas: conheça os principais

erros a lavar roupa

1. Usar um tipo de cabide errado

Dependendo do tempo que as roupas vão ficar penduradas no roupeiro, o cabide errado pode estragá-las. Por exemplo, um cabide muito curto vai de certeza estragar as ombreiras.

A ponta lateral do cabide deve ficar junto ao final do ombro na costura com a manga. Para além disso, não deve usar cabides de metal se for pendurar roupas que ainda estão húmidas, pois a humidade pode criar ferrugem ou descoloração do cabide e estas podem deixar manchas na roupa, que são praticamente impossíveis de remover.

A nossa sugestão é que use cabides de madeira ou de plástico de boa qualidade e sempre no tamanho adequado.

2. Lavar a roupa demasiadas vezes

Sim, é possível que esteja a lavar a roupa demasiadas vezes, especialmente se estivermos a falar de peças de algodão tingido. Uma dica: quando lava as roupas de cores escuras, como preto, azul-marinho, vermelho, entre outros, lave-os do avesso, a frio e com uma rotação baixa, cerca de 800 rpm.

Desta forma, as suas roupas vão durar mais tempo, pois os danos causados neste tipo de roupas normalmente estão relacionados com uma ação mecânica excessiva.

3. Usar muito detergente em pó

detergente

É importante evitar sobrecarregar a sua lavagem com muito detergente em pó, especialmente quando se trata de cores escuras, pois o detergente em pó faz desaparecer as cores ao longo do tempo.

Se as roupas estão manchadas, o melhor conselho é realmente levá-las para uma boa limpeza a seco. As lavandarias têm tabelas especializadas para lavagens a vapor e produtos químicos especiais para remover até as manchas mais difíceis.

4. Não usar o tipo de detergente mais eficaz

Aconselha-se sempre o uso de detergentes líquidos ou cápsulas de gel. Isto porque no momento em que o pó se dissolve no ciclo de lavagem principal, pode causar abrasão nos tecidos.

5. Não fechar e abotoar roupas antes de colocá-las na máquina

É possível que nem aconteça nada se se esquecer, mas o ideal é subir os fechos e apertar os botões para evitar que eles fiquem presos ao tambor ou a outras peças, causando danos.

6. Sobrecarregar a sua máquina

erros a lavar roupa

Esta regra é amplamente conhecida, mas vamos deixar-lhe uma sugestão para perceber quando a sua máquina está demasiado cheia. Depois de colocar toda a roupa que tem para lavar na máquina, ainda deve ser possível colocar dois punhos no topo da roupa sem dificuldade.

Se sobrecarregar a sua máquina muitas vezes, podem começar a aparecer manchas brancas nas suas roupas.

7. Guardar as roupas incorretamente

Se guarda as suas roupas nos sacos plásticos transparentes em que vêm da lavandaria, cuidado, pois se houver humidade pode estragar a roupa. A melhor solução é usar capas de vestuário de boa qualidade e respiráveis.

8. Roupeiro não resistente à traça

Por incrível que pareça, um dos erros que estão a arruinar as suas roupas está relacionado com as traças. As traças são um problema, em poucos meses causam danos nas roupas. A solução passa por ter produtos anti-traça de boa qualidade em todos os roupeiros e armários.

Veja também: