AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Erros que podem custar-lhe o emprego

Erros no emprego todos cometem. O problema é que há uns que podem estar a "minar" o seu sucesso. Saiba quais os erros que podem custar-lhe o emprego.

5 Erros que podem custar-lhe o emprego
Se não quer perder o seu emprego o melhor é evitar estes sete erros.

Já alguma vez parou para pensar no seu percurso profissional e deu por si a achar que algo não está bem? Se não fez talvez esteja na hora. É que sem dar conta pode estar a sabotar o seu sucesso profissional. Como? Simples. Com as suas atitudes. Pare, analise a sua situação profissional e descubra se está a cometer algum destes erros que podem custar-lhe o emprego.


Erros a evitar

A situação que o mercado de trabalho enfrenta atualmente é delicada e conseguir ou manter um emprego não é tarefa fácil. O problema é que nem só a situação económica pode estar na base de um despedimento. As suas atitudes também contam (e muito!) e se não forem as melhores podem ser razão mais do que suficiente para ser dispensado. Erros no emprego, todos cometem, mas estes podem ser evitados. Ora veja.


1. Não entender nem seguir os objetivos da empresa

Se trabalha numa determinada empresa deve ser capaz de entender os objetivos da empresa e, mais importante, de lutar por eles. E não espere ter alguém a dizer tudo (e a toda a hora). As suas chefias esperam que seja capaz de compreender o que é realmente importante para a empresa e de trabalhar para isso. Não se limite a fazer apenas aquilo que lhe dizem. Seja proactivo, isso vai certamente impressionar o seu chefe e torná-lo um ativo valioso.


2. Não se tornar um elemento fundamental da equipa

Vem no seguimento do anterior. Não queira (nem seja) apenas mais um na empresa. Se quer garantir o seu sucesso e – mais importante – o seu emprego destaque-se e torne-se um elemento fundamental para a empresa.


3. Ser antipático

As suas capacidades relacionais também contam. Ser antipático, temperamental ou arrogante (por exemplo) para tudo o todos os que o rodeiam não vai ajudá-lo a manter o seu emprego. A sua atitude pode estar a originar mau ambiente no seu local de trabalho e isso certamente vai notar-se e ser prejudicial para si. Pense: na hora de despedir duas pessoas com perfis idênticos, sendo que uma se relaciona bem e com facilidade com todos os colegas (e clientes) e a outra tem uma má postura, quem acha que fica?


4. Linguagem corporal negativa

Revirar os olhos de irritação, suspirar de tédio ou mostrar-se demasiado agitado numa reunião (por exemplo) diz mais do que possa pensar. A sua linguagem corporal pode transmitir uma mensagem negativa às pessoas que o rodeiam. Tenha atenção a isso.


5. Procrastinar

É impossível falar nos erros que podem custar-lhe o emprego sem falar na procrastinação. No seu emprego deve cumprir as suas tarefas. Claro, todos temos direito a fazer pausas ao longo do dia e, por vezes, até deixamos os trabalhos que menos nos agradam para o fim. Mas isso não deve prejudicar o seu trabalho ou interferir com as suas tarefas. Pode até achar que ninguém dá por nada, mas pode ter a certeza que não é assim e isso pode ser “fatal”.


Corrigir para evoluir

Para construir uma carreira sólida e de sucesso vai precisar de uma dose de sorte q.b., mas o ingrediente mais importante é você. Por isso, analise o seu percurso e identifique todos os erros que possam estar a pôr em causa o seu sucesso. Depois é só corrigi-los e dar o seu melhor. A receita não podia ser mais simples.


Veja também: