Escapadinhas de Carnaval em Portugal: 6 ótimas sugestões

Aproveite o fim de semana festivo que aí vem e faça uma escapadinha de Carnaval em Portugal. Temos 6 sugestões irresistíveis.

Escapadinhas de Carnaval em Portugal: 6 ótimas sugestões
Não faltam destinos animados em Portugal

Como as férias da Páscoa e de verão ainda estão longe, nada como aproveitar o entrudo para descansar e passar uns momentos descontraídos em família ou com amigos. Para ajudá-lo na escolha do local, selecionamos algumas escapadinhas de Carnaval em Portugal. Sugestões que o convidam a ir para fora cá dentro e assim ficar a conhecer melhor o nosso país e as suas tradições festivas.

6 escapadinhas de Carnaval em Portugal que não vai querer perder


Ovar

Carnaval de Ovar

Esta cidade do norte do país é um dos destinos mais emblemáticos no que diz respeito ao Carnaval. São famosos os seus desfiles, a cada ano encabeçados por uma ou mais celebridades, que contribuem para o grande sucesso desta festa popular.

No concelho há várias escolas de samba, bem ao estilo brasileiro, que dão cor e brilho ao Carnaval. A grande festa de Ovar é também conhecida pelos momentos de sátira política e social, nomeadamente no grande corso Carnavalesco, recheado de fantasias caricaturais.

Programa TopAtlântico de 2 noites desde 72 euros por pessoa.

Aveiro

Aveiro

A cidade de Aveiro não está longe de Ovar nem de Estarreja – aliás, estes concelhos pertencem ao distrito aveirense – daí que esta bonita cidade seja uma excelente escolha para ficar se quiser assistir a algum evento carnavalesco em Ovar ou Estarreja. No entanto, o Carnaval na Veneza portuguesa costuma ser igualmente animado.

Não deixe de aproveitar a estadia em Aveiro para passear de moliceiro, para apreciar o património arquitetónico e cerâmico e, claro, para provar a saborosa gastronomia da região, nomeadamente os pratos de peixe e os famosos ovos moles.

Programa TopAtlântico de 1 noite com viagem de comboio e bilhete para o corso carnavalesco de Estarreja, desde 99 euros por pessoa.

Sesimbra

Carnaval de Sesimbra

O Carnaval de Sesimbra tem vindo a ganhar estatuto ano após ano. São seis as escolas de samba do concelho, que se juntam aos dois grupos de Axé para animarem as ruas e as praças da vila. Esta é também uma festa com muitas tradições singulares, como o Enterro do Bacalhau ou as Cegadas.

A par da diversão e dos eventos carnavalescos, Sesimbra oferece outros encantos, devido à sua localização privilegiada junto ao mar e ao seu enquadramento natural, com a Serra da Arrábida e o Cabo Espichel como pano de fundo.

Programa TopAtlântico de 1 noite com jantar tropical e música ao vivo, desde 80 euros por pessoa.

Algarve

Algarve

Aproveitar o Carnaval para passar umas miniférias no Algarve parece-nos um programa bem apetecível, sobretudo para quem quer pôr os dias mais frios em pausa. E ainda que a meteorologia possa não permitir grandes banhos de sol ou de mar, é sempre bom poder passear pela praia e aproveitar um Algarve mais tranquilo.

Em Armação de Pêra, o Carnaval é especialmente animado, pelo que é uma ótima escolha para ficar alojado. O clima de festa e convívio vive-se nas ruas, mas os hotéis também organizam eventos e festas.

Programa TopAtlântico de 2 noites com garrafa de espumante e jantar buffet de Carnaval, desde 92 euros por pessoa.

São Miguel

Batalha das Limas, Ponta Delgada

Em Ponta Delgada, o Carnaval é vivido com grande intensidade e de uma forma bem original. A Batalha das Limas é uma das tradições mais apreciadas. Trata-se de uma aguerrida batalha de água entre grupos de pessoas protegidas por capacetes que percorrem as ruas da cidade em camiões abertos.

Para além deste espetáculo sui generis, há mais motivos para passar o Carnaval na Ilha de São Miguel: os famosos bailes do Coliseu Micaelense são outro ponto forte do extenso programa, assim como o corso carnavalesco.

Programa TopAtlântico de 3 noites, com voos, desde 626 euros por pessoa.

Funchal

Funchal, Madeira

O Carnaval da Madeira tem quase tanta fama quanto o seu Réveillon. As ruas enchem-se de locais e visitantes imbuídos de um espírito de alegria contagiante e há uma série de eventos que já são uma tradição, como é o caso do Cortejo Alegórico e do Cortejo Trapalhão.

Para além do vistoso contributo das escolas de samba, não faltam também momentos de crítica social e política num registo cómico e humorístico. Uma vez na Madeira, não deixe de apreciar as vistas a partir de um miradouro da cidade e delicie-se com os pratos da ilha.

Circuito TopAtlântico de 4 noites, com voos, refeições e visitas incluídas, desde 679 euros por pessoa.

Carnaval

Estes e outros programas de Carnaval estão à sua espera na TopAtlântico. Saiba mais aqui.

Veja também: