10 escapadinhas de inverno irresistíveis

Quem acha que o inverno é melhor passado em casa, é porque ainda não viu a nossa lista de melhores escapadinhas de inverno. Prepare-se para mudar de ideias!

10 escapadinhas de inverno irresistíveis
Prefere relaxar ou passar uns dias bem animados?

Está indeciso quanto à escolha de um local para umas pequenas férias? Temos a lista das melhores escapadinhas de inverno, longe dos lugares mais comuns e mesmo assim, perfeitamente acessíveis e com muitas atrações.


O top 10 das melhores escapadinhas de inverno


1. Reikjavik, Islândia

reikjavik

Os turistas da Islândia suspiram pela Lagoa Azul, Godafoss e as longas paisagens vulcânicas. Mas o que está subvalorizado nesta cidade é a sua oferta cultural, os seus monumentos, como a Catedral de Hallgrímskirkja, diferente de tudo o que já viu. E, claro a Aurora Boreal. A melhor altura para visitar a cidade é em fevereiro, aquando da realização do Festival de Luzes de Inverno – um espetáculo imperdível da natureza. Aproveite e veja o nosso roteiro para visitar a Islândia.



2. Valência, Espanha

“Tomatina” e “Las Fallas” são duas festas populares em Valência que atraem milhares de pessoas à cidade. Assistir à missa de Natal na Catedral é algo por que deve experienciar pelo menos uma vez na vida e aproveite para ficar por lá durante a passagem de ano, altura em que o fogo de artifício visto do lado da Cidade das Artes e da Ciência se torna numa celebração única do início do novo ano. E durante tudo isto, conte com temperaturas agradáveis, que rondam em média os 15 graus. 
 


3. Trondheim, Noruega

trondheim

Sabia que Trondheim foi a primeira capital da Noruega? E, por esse motivo, apresenta um encanto rústico bem maior que Oslo: pequenos barcos batem no cais, bares todos em madeira e casas pintadas a neve, com chaminés fumegantes. Um encanto turístico que contrasta com a modernidade das grandes cidades onde a História fala mais alto.

E se é um verdadeiro fã de História e Cultural não pode perder o Centro Cultural Stiklestad – onde ocorreram algumas das mais sangrentas batalhas vikings da Noruega e onde teve lugar o começo da passagem do Paganismo para o Cristianismo. 



4. Zagreb, Croácia

Apesar de ser reconhecida pelas suas praias paradisíacas e de ser considerada uma cidade cara, Zagreb tem motivos mais que suficientes para aparecer na lista das melhores escapadinhas de inverno. Desde o seu doce típico, “fritule”, até ao Distrito do Design, às pequenas lojas de ruas, perfeitas para as compras de última hora… Ficou convencido?



5. Talin, Estónia

talin

Cidade digna de postais de Natal e de fotografias que perdurarão durante anos na memória. Neve e pistas de gelo é coisa que não falta no inverno de Talin e que vão proporcionar momentos muito divertidos, bem como uma visita ao mercado Meruar – cheio de artistas locais e trabalhos originais. No final da tarde, delicie-se com um chocolate Kalev para aquecer mais um pouco e corpo e a alma!



6. Pistoia, Itália

Localizada na região da Toscana, Pistoia é lugar de uma das melhores escapadinhas de inverno. Charmosa e encantadora, Pistoia parece saída de um romance e encarna o melhor que a Toscana tem para oferecer, mas longe dos pontos mais turísticos e procurados. 



7. Freiburg, Alemanha

freiburg

Se procura uma verdadeira “winter wonderland” Freiburg oferece as vistas ideais. Apesar de ser uma cidade tipicamente universitária, Freiburg é perfeita para admirar a arquitetura medieval e livros milenares. É também durante o inverno que ocorre o Circus D’Europa, um espectáculo acrobático, acompanhado de um jantar servido por um chef premiado com estrelas Michelin. 



8. Rabat, Marrocos

Aqui poderá esquecer-se que é inverno. Na cidade das especiarias, dos incensos e das pratas, encontrará verdadeiras pechinchas e surpresas incríveis. Aproveite as temperaturas que rondam os 20 graus para visitar as ruínas antigas de Chellah, que datam do séc. XII e onde está o mausoléu de Mohammed V.



9. Vilnius, Lituânia

vilnius

Pequenas galerias e lojas são alguns dos encantos de Vilnius, sem esquecer o Centro de Arte Contemporânea e a Galeria de Arte da Lituânia para os amantes de Arte e Design. Resquícios do tempo soviético a artistas mais modernos não faltam exposições para ver. 



10. Gotemburgo, Suécia

Gotemburgo é uma cidade hipster por excelência, cheia de pequenas ilhas à volta da costa. Aqui privilegia-se a “fika” – a arte de passar tempo com os amigos, tomar café, comer bolo, conversar… E o Café Kringlan é o local perfeito para estes encontros. Poderá também visitar o mercado de comida Stora Saluhallen e para os mais pequenas recomendamos o Liseberg Amusement Park, principalmente na época natalícia.

Aproveite estes dias mais frios para passear e não fique em casa a sonhar com as melhores escapadinhas de inverno.

Veja também: