Escapadinhas low cost: 10 sugestões económicas

Desligue, prepare as malas e faça uma escapadinha low cost. Por todo o país, não faltam destinos e alojamentos económicos para uns dias descansados.

Escapadinhas low cost: 10 sugestões económicas
Conheça as nossas sugestões de destinos e locais para pernoitar

Uma escapadinha low cost faz-lhe bem à carteira e à alma. Há poucas coisas tão boas para recuperar energia e disposição do que tirar uns dias a dois, em família ou com a amigos para um fim de semana prolongado. Tire uns dias para descansar e vá para fora cá dentro ou, se está perto da fronteira, dê um saltinho ao país vizinho.

Para o ajudar na escolha, apresentamos-lhe as nossas 10 sugestões dos locais que melhor se adaptam a estas escapadinhas low cost. No sentido de lhe evitar grandes pesquisas, recomendamos ainda os mais apelativos e acessíveis alojamentos, com base num dos sites de referência para este tema, o inevitável Booking. Esperamos que goste!
 

10 excelentes destinos para uma escapadinha low cost

 

1. Gerês

Gerês

Com uma beleza natural absolutamente incomparável e um invejável património histórico e cultural, o Gerês assume atualmente o papel de uma das mais populares e turísticas regiões do nosso país. Renda-se aos seus encantos e prepare-se para uma escapadinha low cost animada por cristalinas lagoas, uma cerrada vegetação, esplendorosas cascatas e pitorescas aldeias de granito, que nos remetem para o nascimento de Portugal. Irresistível.

Onde ficar?


2. Caminha

Com uma localização privilegiada, esta bonita vila do Norte de Portugal fica na foz do Rio Minho, usufruindo de belíssimas paisagens, repletas de extensas  praias e de uma luminosidade única. Uma vez nesta localidade histórica, não deixe de visitar a encantadora praça central, as ruínas do Forte da Ínsua, a impressionante Igreja da Matriz, que data do séc. XV, entre tantos outros marcos imperdíveis.

Onde ficar?


3. Serra da Estrela

A Serra da Estrela é muito mais do que a montanha e brancos gelos glaciares: trata-se de uma região encantadora, repleta de imponentes paisagens, pitorescas aldeias históricas, típicas vilas serranas, impressionantes castelos e deliciosas iguarias, entre vários outros pontos de interesse. Assim, sem pressas, deixe-se perder entre caminhos sinuosos e belos cursos de água, absorva a imensidão dos vales, desfrute da serenidade incomparável  das vistas de perder a respiração e delicie-se com um incomparável queijo da Serra, acompanhado de enchidos ou mel. 

Onde ficar?


4. ALBUFEIRA

Albufeira

Esta é uma daquelas escapadinhas Low Cost que tem mesmo de ser feita nesta altura do ano, uma vez que no verão os preços disparam sem piedade. E a verdade é que Albufeira, uma das principais regiões turísticas do país, é mesmo digna de uma visita: muito mais do que fabulosas praias de areia fina, águas cristalinas e clima marcadamente mediterrânico, aqui vai poder desfrutar de uma incomparável animação noturna e um artesanato bem típico e original, além de um impressionante património histórico e cultural. Não dispense uma visita ao ex libris da cidade, a Torre do Relógio, nem deixe de adquirir uma deliciosa boneca de trapos.

Onde ficar?  

5. ESTARREJA

Esta localidade desenhada pela ria e pela paisagem tem encantos que a maior parte dos portugueses desconhece. Não seja um deles, tire uns dias para descobrir: um património natural absolutamente incomparável, que inclui 500 km de frente ribeirinha recheada de Esteiros e Ribeiras; impressionantes representações da corrente artística e arquitetónica conhecida como “Arte Nova”; imponentes edificações que constituem incontornáveis exemplos do património religioso português; e muito, muito mais. Qualidade de vida, conforto e descontração entre campo e cidade, assim  vai ser a sua escapadinha low cost em Estarreja.

Onde ficar?


6. Peso da Régua 

Nos socalcos da Régua estão as paisagens mais deslumbrantes, a comida mais reconfortante e o melhor vinho do mundo. Uma região perfeita para uma escapadinha low cost. Não deixe de ir ao Pinhão comprar alheiras no talho em frente à Estação.
 
Onde ficar?
 

7. Zambujeira do Mar

O The Guardian elegeu as praias alentejanas como as melhores do mundo e, no E-konomista, não podemos concordar mais. Tire uns dias para uma escapadinha low cost na Zambujeira do Mar e desfrute dos melhores caracóis à beira mar. Mas o litoral alentejano vai surpreendê-lo em qualquer altura do ano. Não deixe de conhecer Porto Covo, a Comporta ou Milfontes.
 
Onde ficar?
 

8. Galiza

Galiza

Mais a norte, recomendamos uma escapadinha low cost em terras galegas. Perca-se nas ruas históricas e pitorescas de Santiago de Compostela, delicie-se com o marisco na Corunha ou tenha o melhor dos dois mundos em Vigo: uma cidade cosmopolita com uma das melhores praias da Europa, as selvagens Illas Cies.
 
Onde ficar?
 

9. Aldeias do Xisto

Vinte e sete aldeias, de dezasseis concelhos, entre Castelo Branco e Coimbra, fazem parte da rede das Aldeias do Xisto. As aldeias das montanhas de xisto estavam em ruínas mas agora recebem quem os visita renovadas e de braços abertos. A não perder os passeios pedestres, de BTT ou as praias fluviais.
 
Onde ficar?
 

10. Costa Nova

Numa das zonas mais bonitas de Portugal, entre a ria e o mar, casas às riscas esperam por si. Estas casas, conhecidas como Palheiros, alegram as ruas e as vistas mas há mais na Costa. É famosa pelos burriés, as enguias e bons pratos de marisco e bacalhau.
 
Onde ficar?

Com as nossas sugestões em carteira, estamos certos de que as suas escapadinhas low cost vão ser verdadeiramente inesquecíveis. Boas escolhas e boa viagem!
 

Conheça as melhores Dicas de Viagem dentro e fora do país, com a Newsletter do E-Konomista

 
Veja também: