Escapadinhas no Gerês

O Gerês é uma das regiões portuguesas mais encantadoras e que oferece ao turista um formidável contacto com a natureza. E que tal uma escapadinha por lá?

Escapadinhas no Gerês
Uma escapadinha relaxante no meio da natureza.

O bom tempo já chegou, por isso sugerimos uma escapadinha ao Gerês. Este é um local cada vez mais procurado por jovens, casais e famílias portuguesas e de outras nacionalidades para umas pequenas férias ou fins-de-semana fora. O Gerês é uma das regiões mais genuínas em Portugal. É um misto de natureza e tradição. Esta região prima pela riqueza das suas magníficas paisagens, por entre serras, planaltos, vales, barragens, cascatas e uma fauna e flora riquíssimas que se querem preservadas.

O Gerês é uma região fabulosa para visitar ou passar umas férias envolto na natureza e nas tradições. Não acha uma boa ideia reservar alguns dias em diferentes épocas do ano para visitar o Gerês? Deste modo, pode ter a possibilidade de desfrutar de passeios a pé, banhos em riachos de águas puras, admirar paisagens mágicas, visitar aldeias típicas e saborear uma variada e apetitosa gastronomia.

Considerado um dos mais importantes destinos turísticos de Portugal, o Gerês é uma marca a defender e a preservar. Quer conhecer melhor esta região e saber o que aproveitar por lá? Quer sugestões para saber o que fazer numa escapadinha pelo Gerês? Quer saber onde ficar alojado? Nós temos o que precisa.


O que fazer no Gerês


1. Roteiro natural

Numa escapadinha pelo Gerês, o melhor a fazer é apreciar a beleza da região. Para isso, a nossa sugestão é fazer um roteiro natural onde, ao fazer passeios pedestres, pode observar toda a fauna e flora do Gerês. Sugestões de locais a visitar num roteiro natural:
  • Barragens de Cabril, da Caniçada, da Paradela, do Alto Lindoso e de Vilarinho de Furnas;
  • Malta de Albergaria;
  • Rio Arado e Pedra Bela;
  • As “Cascatas do Tahiti”;
  • Bosque de Carvalho Alvarinho e Bosque de Carvalho Negral;
  • “Torneros”, a banheira de água quente;
  • Ponte da Misarela;
  • Aldeia submersa de Vilarinho de Furnas;
  • Rio Homem;
  • Cascata da Portela do Homem.


2. Roteiro Cultural

Para além de um roteiro natural, aconselhamos que faça também um roteiro cultural numa escapadinha ao Gerês. Assim, pode conhecer melhor o ambiente cultural que por lá se vive e conhecer as tradições presentes nesta região. Sugestões de locais a visitar num roteiro cultural:
  • S. Bento da Porta Aberta;
  • Santuário da Nossa Senhora da Abadia;
  • Torre Medieval de Dornelos;
  • Santa Maria de Bouro;
  • Estrada romana.

Para além destes locais, conheça de perto também algumas atividades tradicionais do Gerês como a cestaria, o artesanato regional, os bordados, a tecelagem em lã e linho e a tamancaria. A oferta gastronómica é variada. Esta contempla pratos típicos que incluem carne de cabrito, bifes de presunto, enchidos, broa centeia e broa milha. Os doces típicos que pode provar são o bucho doce e a sopa seca de pão duro. A não perder é um momento de relaxamento nas Termas do Gerês, um dos locais mais conceituados da região, visto que são conhecidas nacionalmente e internacionalmente.


Onde dormir


1. Hotel Termas e Spa Águas do Gerês

Situado no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, este hotel e termas são um ótimo local para uma escapadinha pela região. A paisagem envolvente, o conforto e o requinte são características deste espaço que fazem as maravilhas de qualquer visitante. O Hotel Termas e Spa Águas do Gerês é um edifício com definições românticas e foi recuperado recentemente. Os quartos têm um estilo clássico e são bastante acolhedores.


2. Quinta da Balança

Localizada em Moure, Terras de Bouro, esta habitação seiscentista está situada perto do Parque Natural da Serra do Gerês. A Quinta da Balança é considerada um dos alojamentos mais encantadores para uma escapadinha pelo Gerês. É construída em granito, tem um amplo salão com teto de madeira, uma extraordinária lareira e uma varanda, por onde é possível contemplar a beleza da região.


3. Hotel Lagoa Azul do Gerês

O Hotel Lagoa Azul do Gerês situa-se no Parque Nacional de Peneda-Gerês e dispões de quartos e apartamentos com vistas para a Albufeira da Caniçada e para a piscina exterior. Por aqui, os hóspedes poderão relaxar no terraço para banhos de sol com espreguiçadeiras que rodeiam a piscina.


Outras boas sugestões



As sugestões estão dadas. Agora está na hora de fazer uma escapadinha pelo Gerês!


Veja também: