5 das melhores escolas de artes do país

Artes plásticas, música, teatro, atividades circenses...São muitas as escolas de artes do país que pode explorar. Conheça 5 exemplos.

5 das melhores escolas de artes do país
Alternativas às escolas mais standard

Nem sempre o percurso escolar e profissional tem de seguir os caminhos mais óbvios. Existe uma série de alternativas e de escolas de artes do país que proporcionam um excelente acompanhamento e formação e potenciam a integração no mercado de trabalho. Vamos conhecer algumas?

Escolas de artes do país: 5 boas escolhas

Artes plásticas


Escola Artística Soares dos Reis

A Escola Artística Soares dos Reis é uma das excelentes escolas de artes do país. Direcionada mais para as artes plásticas e para o design, esta instituição disponibiliza uma série de cursos profissionais relacionados com a Técnico de Anim. 2D e 3D, Técnico de Artes Gráficas, Técnico de Design de Moda, Técnico de Joalharia e Técnico Desenho de Mobiliário.

Para servir de alternativa também ao ensino secundário tradicional, tem à disposição os cursos de Comunicação Audiovisual, Design de Comunicação, Design de Produto e Produção Artística. Além disso, existem nesta escola alternativas de formação para adultos em áreas especializadas como o desenho gráfico, design de moda ou ourivesaria.

Morada: Rua Major David Magno, 139, Porto

Contacto: 22 537 10 10

Atelier Vera Santos Silva

O Atelier de Artes situa-se em Lisboa e tem as suas origens na paixão que a sua mentora (Vera Santos Silva) tem pelas artes. Esta é uma das escolas de artes do país que não está integrada no percurso regular escolar, mas que proporciona um know how extra curricular importante para quem quiser enveredar por áreas relacionadas com as artes. Disponibiliza um atelier para artistas profissionais e amadores, uma escola de desenho, pintura e escultura; workshops para crianças, jovens e adultos; uma loja de material de belas artes e até um estúdio de tatuagens.

Morada: Rua Abade Faria, 28F, Lisboa

Contacto: 21 793 7251

musica

Música


Conservatório de Música do Porto

O Conservatório de Música do Porto é uma das escolas de artes do país, especificamente da área da música, que não necessita apresentação. Com a possibilidade de integrar o ensino articulado e supletivo ou integrado, é possível ingressar na aprendizagem de um instrumento específico, sendo necessário sempre garantir uma formação musical de base.

Morada: Praça Pedro Nunes, Porto

Contacto: [email protected]; 222 073 250

Teatro


ACT

Se aquilo que gosta mesmo é a arte de performance e adorava ser ator, a ACT é um das melhoes escolas de artes do país. Criada em 2001, esta escola inclui no seu programa curricular práticas de teatro, cinema e televisão, voz, corpo e movimento, dobragem, lutas cénicas, actuação em língua estrangeira, casting, maquilhagem, aulas teóricas de história do cinema e história do teatro, entre outras, lecionadas por professores nacionais e internacionais de reconhecido mérito nestas artes. Conta com a participação em várias aulas de atores reconhcidos e são organizadas visitas de estudo e aulas abertas com personalidades do meio artístico que partilham a sua experiência com os alunos.

Morada: Complexo LxFactory – Rua Rodrigues Faria 103 Edifício I – 0.2, Lisboa

Contactos: 21 301 01 68 | 93 785 25 55

fashion

Moda


Modatex

Antigamente conhecido como CITEX, a Modatex é uma das escolas de artes do país de referência para a área da moda e do design de roupas em específico. Disponibilizando 22 áreas de formação, com orientação mais especializada para jovens e para adultos, oferece cursos como Marketing Digital de Moda, Modelação de Componentes de Vestuário, Costureiro e Modista e Eletricista de Instalações. Há opções de formação para jovens ,para adultos e tem integrado nos seus serviços Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional. A sua sede situa-se no Porto, mas existem delegações em Lisboa, Covilhã, Barcelos, Vila das Aves, Pinhel, Lousada e Marco de Canaveses.

Morada: Rua Prof Augusto Nobre 483, 4150 119 Porto

Contactos: 226 152 500 | [email protected]

Artes circenses


Chapitô

Terminamos a lista das escolas de artes do país de referência com uma escola dedicada às artes circenses. Fundada em 1991, a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (EPAOE), corresponde a um projeto de ensino profissional artístico. Acolhendo anualmente cerca de 120 alunos proporciona, ao fim de 3 anos, um estágio integrado e uma facilitação na entrada do mundo laboral.

Conta com uma espcialização única em Portugal das artes circenses e disponibiliza na sua oferta formativa um Curso Profissional de Artes do Espectáculo/Interpretação e Animação Circenses e um Curso Profissional de Artes do Espectáculo/Cenografia, Figurinos e Adereços, que dão equivalência ao 12º ano, com Certificado Profissional de nível 4.

Morada: Costa do Castelo, n.º 1 / 7, Lisboa

Contacto: [email protected]

Veja também: