4 formas de escolher a profissão de acordo com a sua personalidade

Será que é um explorador ou um diplomata? Talvez seja um sentinela? Descubra o teste que o ajuda a escolher uma profissão de acordo com a sua personalidade.

4 formas de escolher a profissão de acordo com a sua personalidade
Há características pessoais que podem definir a escolha da carreira

Ainda não sabe que carreira seguir? Escolha uma profissão de acordo com a sua personalidade. Sim, é possível e há um teste vocacional criado para este efeito. Neste artigo, vamos mostrar como foi desenhado para ajudar na sua decisão.

Escolha a profissão de acordo com a sua personalidade

Carreira para si é, também, sinónimo de realização pessoal? O sucesso, na sua opinião, passa por ser feliz numa profissão?

Se acredita que a escolha da carreira vai determinar uma parte muito importante da sua vida e que, para além de garantir uma boa remuneração e o tão desejado emprego, deve também refletir aquilo que é a sua essência, então vai gostar de saber que existe uma teste vocacional que aponta a sua escolha de acordo com a sua personalidade.

O teste vocacional que aponta a escolha profissional pela personalidade

Existe um teste vocacional concebido para apontar a escolha de carreira com base na personalidade de cada um. Chamado de MBTI – Myers-Briggs Type Indicator-, este é um teste que tem como objetivo dividir as pessoas em grupos de 16 personalidades. Os grupos são criados a partir de cinco características de personalidade: Natureza, Mente, Energia, Identidade e Táticas.

De acordo com o MBTI, todos nós estamos encaixados numa das grandes personalidades listadas, ainda que seja possível identificar traços de múltiplas personalidades. A teoria do teste afirma que há sempre uma personalidade dominante e é nela que devemos basear a escolha da profissão.

As 16 personalidades listadas no teste são divididas em 4 grandes categorias: sentinelas, analistas, diplomatas e exploradores. Cada uma das categorias apresenta carreiras associadas.

As 4 personalidades e opções de carreira para cada uma

escolha-a-profissao-de-acordo-com-a-sua-personalidade

Veja aqui quais são as 4 personalidades que podem guiar a sua escolha profissional e descubra quais são algumas das opções de carreira que cada uma apresenta.

Analistas

Dentro do grupo das pessoas consideradas analistas há quatro personalidades a destacar (INTJ, INTP, ENTJ e ENTP) e todas elas têm em comum um grande poder racional, determinação e força de vontade, e, ainda, alguma dificuldade com as relações sociais (em maior ou menor grau).

As pessoas deste grupo têm um grande poder para criar estratégias, são caracterizadas por possuir uma linha de pensamento objetivo e, habitualmente, são atraídas pelos assuntos relacionados às ciências exatas.

O perfil dos analistas é empreendedor e apreciador das ciências, por isso, carreiras como engenharia, arquitetura e administração são excelentes opções.

Diplomatas

As quatro personalidades dos chamados diplomatas (INFJ, INFP, ENFJ e ENFP) têm muitas características em comum. Os diplomatas são pessoas cooperativas e empáticas, mas encontram alguma dificuldade em ser práticos. Para eles, os fins não justificam os meios e os ideais estão acima de tudo.

Por terem personalidades que valorizam a capacidade de reflexão, as pessoas do grupo dos diplomatas têm muita facilidade para se opôr e reagir a tudo, sendo facilmente atraídas para as questões das ciências humanas e sociais.

Política, direito, literatura, relações internacionais e carreiras relacionadas com o ativismo social são excelente escolhas profissionais para os diplomatas.

Sentinelas

Os sentinelas, também este um grupo com quatro personalidades definidas (ISTJ, ISFJ, ESTJ e ESFJ), são pessoas práticas e cooperativas, no entanto, apresentam dificuldades em aceitar diferentes pontos de vista.

Os sentinelas querem ter estabilidade na vida e são excelentes pares para trabalhar com outras pessoas e atingir objetivos. Por evitarem conflitos desnecessários e serem extremamente realistas, essas pessoas são excelente líderes e administradores.

Boas opções de carreiras para os sentinelas são todas aquelas relacionadas com a medicina, a administração ou o ensino – ou ainda, as profissões que trabalhem como a minimização de riscos.

Exploradores

As quatro personalidades incluídas no dos exploradores (ISTP, ISFP, ESTP e ESFP) apresentam características especiais de quem procura pela mudança constante e adora uma boa novidade. Os exploradores são pessoas espontâneas e ágeis, mas têm dificuldade quando o assunto é evitar problemas. Esta é a mais turbulenta das personalidades, mas é, também, aquela que resolve as situações que estão fora do controlo.

Para os exploradores, o foco nunca está na perfeição, mas sim em fazer com que as coisas aconteçam – simples assim. Estas são pessoas com um grande poder de adaptação. Acha que é um verdadeiro explorador? Então, que tal pensar em carreiras relacionadas com as vendas, o empreendedorismo ou o entretenimento?

Gostou da sugestão deste artigo? Então, experimente fazer um teste e escolha a carreira de acordo com as sua personalidade. No mínimo, vai ficar curioso com a precisão dos resultados.

Veja também: