Como escolher a quinta para o casamento em 10 passos

A quinta do casamento é onde vai gastar a maior parte do seu orçamento, por isso, escolha bem!

Como escolher a quinta para o casamento em 10 passos
Saiba quais os aspetos a ter em conta ao escolher a quinta para o casamento

Depois do vestido de noiva, a quinta para o casamento é uma das grandes preocupações dos noivos, ou não fosse este o espaço onde a festa acontece.

E se atualmente a escolha é muita e variada, escolher a quinta para o casamento pode não ser tarefa fácil. Afinal, é na quinta que vai gastar uma boa parte do orçamento do seu casamento e, como tal, é importante que faça a escolha certa. Para o ajudar, aqui ficam algumas dicas a ter em consideração.

10 dicas para escolher a quinta perfeita para o seu casamento

As condições contratuais

Antes de escolher a quinta para o casamento deve analisar com cuidado as condições contratuais definidas pela mesma. Informe-se, por exemplo, sobre a data para sinalização do pagamento, se existe ou não algum seguro que cubra eventuais acidentes durante o casamento ou para cobrir possíveis estragos ou o que acontece no caso de existirem desistências de última hora por parte dos convidados.

E é claro que desejamos que o casamento aconteça sem percalços, mas informe-se também sobre as penalizações em caso de cancelamento da festa um meses antes (não custa saber).

Tenha em conta o feedback de noivos que passaram por lá

Antes de decidir, e ainda que tudo lhe tenha parecido um sonho, não deixe de pesquisar e informar-se sobre as opiniões de amigos, conhecidos, noivos e/ou convidados que tenham passado pelas quintas que visitar. É sempre bom saber o que têm a dizer e estas opiniões vão ajudá-lo a ter uma melhor perceção da qualidade do serviço de cada quinta.

Horários

Antes de escolher informe-se sobre se existe alguma hora limite para a festa terminar, qual o período de tempo previsto no aluguer ou o que é preciso para alargar o horário.

Além disso, confirme também se existe algum limite de horas, verifique se a quinta está num local afastado de residências e se tem bom isolamento acústico. A última coisa que vai querer é ver a festa acabada por ordem da polícia.

Catering

É absolutamente essencial que prove a comida antes e confirme se a quinta tem cozinha própria (acontece!). O melhor seria que optasse por um local onde já tenha ido a algum casamento, para ter uma ideia da qualidade do serviço e da comida. No dia da prova não é bem a mesma coisa.

Serviços incluídos no preço

Certamente quer que todos os seus convidados desfrutem ao máximo do casamento e, portanto, este é um aspeto importante a ter em conta. Antes de contratar a quinta para o casamento verifique o que está incluído no preço. Falamos de serviços como: catering, decoração, babysitting animação, música, impressão de menus ou segurança, por exemplo.

Em todos os casos, certifique-se que se informe dos horários até que pode contar com os serviços (de segurança, babysitting, animação, etc.).

Convidados

É importante que, antes de começar a pedir orçamentos, já tenha uma ideia muito próxima do número de pessoas a convidar. O número de convidados interfere no preço e é a única forma de ter um valor mais aproximado.
Tenha em consideração a proximidade entre o local da cerimónia e a quinta
Se não vai casar na quinta então este é mais um aspeto a ter em conta.

Optar por uma quinta próxima do local da cerimónia religiosa é sempre boa ideia. Afinal ninguém gosta de conduzir muito tempo até ao local do copo-d’água e (pior ainda!) de conduzir muitos quilómetros no final de uma noite de diversão para regressar a casa. Se a distância for muito grande, pode desmotivar os convidados de ficar até mais tarde na sua festa. Ora, ninguém quer isso, não é?

O alojamento disponível

Seja porque a quinta fica longe do local da cerimónia ou porque tem convidados de longe, deve ter o cuidado de analisar a localização da quinta, de forma a garantir que nas redondezas há hotéis, pousadas ou hostels onde os seus convidados possam pernoitar. E claro, não se esqueça de disponibilizar a lista aos convidados.

Estacionamento para todos os convidados

É muito importante confirmar que tem espaço suficiente para os convidados estacionarem os carros e, mais importante ainda, que o estacionamento fica perto do local onde vai decorrer o copo-d’água porque (para as senhoras) andar metros em cima de saltos de 15 cm é duro!

Pondere escolher uma quinta com tudo incluído

Se tem pouco tempo ou pouca paciência para esta coisa de organizar o casamento, o melhor mesmo é optar por uma quinta que já tenha tudo incluído (catering, decoração, arranjos florais e, se possível, até animação). Desta forma poupa tempo e esforços e pode dedicar-se a outros detalhes da festa.

Veja também: