Como escolher os óculos de sol certos para cada tipo de rosto

São horas ao espelho a experimentar óculos. Estão na moda? Será que me ficam bem? Descubra como escolher os óculos de sol certos para cada tipo de rosto.

Como escolher os óculos de sol certos para cada tipo de rosto
Será que são os melhores óculos de sol para o seu tipo de rosto?

Escolher os óculos de sol certos para cada tipo de rosto devia ser o primeiro aspeto a considerar e, assim, pouparíamos imenso tempo na hora de comprar.

Claro que é sempre interessante experimentar os óculos que A ou B está a usar e que, por sinal, são “giros de morrer”! Para além disso, estão na moda. Mas porque será que não gostamos de nos ver com eles?

Simplesmente, porque o formato do rosto varia de pessoa para pessoa e seguir a moda a qualquer custo, sem atender às características pessoais, pode resultar numa grande desilusão após a compra. Como resolver, então?

Existem algumas regras básicas para que possamos aliar a moda aos nossos traços físicos e formas do rosto, que podemos aplicar na hora de escolher.

Os óculos de sol, mais do que um incrível acessório, protegem os nossos olhos contra radiações nocivas e reduzem a fadiga, aspetos a considerar também na hora de escolher. Vamos conhecer, então, essas regras para que a escolha se torne mais fácil.

Como escolher os óculos de sol certos para cada tipo de rosto


1. Rosto redondo

rosto redondo

A ideia é alongar visualmente o rosto, por isso, os óculos deverão ter armação escura e a largura deve ser maior do que a altura. Além disso, pode usar, por exemplo, os formatos de óculos retangulares, quadrados, “olhos de gato”, “borboleta”e “aviador“.

2. Rosto oval

rosto oval

Anime-se, pode usar qualquer modelo de óculos, apenas deve evitar os que parecem muito maciços. Certifique-se de que a armação, que deve ser tão larga como o seu rosto, ou um pouco mais larga na parte superior, está alinhada com as sobrancelhas. Abuse das cores!

Os adequados para faces ovais são óculos com molduras lisas: retangular, oval, redondo, “borboleta”, “aviador” e “olhos de gato”.

3. Rosto quadrado

rosto oval

Neste caso, molduras rectangulares ou quadradas podem “sobrecarregar” os contornos do seu rosto. Por outro lado, molduras arredondadas ajudarão a equilibrar e suavizar as proporções faciais gerais.

Modelos adequados para faces quadradas: óculos grandes, nos quais a largura da moldura é igual à largura do rosto, molduras coloridas, ovais, redondas ou em forma de lágrima. Também óculos sem moldura, “olhos de gato”e “aviador”.

4. Rosto triangular

rosto triangular

O objetivo principal deve ser ampliar visualmente a metade superior do seu rosto, enquanto se faz com que a metade inferior seja menos visível. Deve, assim, escolher óculos de sol com uma moldura grande e uma parte superior larga.

Adequado para faces triangulares são modelos de óculos redondos sem decorações brilhantes, “aviador”, “olhos de gato” com lentes transparentes e óculos sem moldura.

5. Rosto em forma de coração

rosto coracao

Deve equilibrar a parte superior do seu rosto fazendo com que a parte inferior pareça maior. Escolha óculos nos quais a largura seja igual à largura do seu rosto. Opte por um design em forma de lágrima.

Modelos adequados para faces em forma de coração incluem óculos redondos, molduras pequenas com uma ponte estreita,”aviador”, óculos sem moldura ou com molduras brilhantes ou de cor neutra.

6. Retangular

rosto retangular

No caso de ter um rosto retangular, deverá apostar em óculos grandes e de aparência maciça. Além disso, certifique-se de que estes possuem lentes transparentes e molduras delgadas que combinem com o tom da sua pele. Adequado para faces retangulares: óculos de moldura grande, “aviador” (com molduras grandes) e óculos redondos.

Dicas extra para escolher os óculos certos

  • Escolha sempre um modelo que fique proporcional ao tamanho do seu rosto;
  • Deve centralizar bem os olhos na armação para conseguir ver de forma correta;
  • Lembre-se de que os óculos são usados no dia-a-dia e, se estiverem demasiado apertados, além de ter de viver com o desconforto, poderá ficar com marcas no rosto.
  • Harmonize também com o seu tom de cabelo e, sobretudo com a sua personalidade, porque é fundamental escolher óculos com que se sinta bem.

Esperamos ter contribuído para reduzir a sua indecisão na próxima vez que for escolher um novo par de óculos! Porque são, sem dúvida, para além de uma necessidade, um acessório que nos fica bem, quando bem escolhido.

Veja também: