Publicidade:

7 dicas para escrever em português correto

Conheça as nossas dicas para escrever em português correto. Siga os nossos truques e sugestões e o seu texto não o deixará ficar mal.

7 dicas para escrever em português correto
Conheça dicas que o podem ajudar

Escrever em português correto nem sempre se constitui como uma tarefa fácil. Na verdade, quando se redige um texto, surgem dúvidas relativamente a vários aspetos.

Há erros que podem ser evitados, e que poderão comprometer a qualidade do seu texto e a imagem que passa aos seus interlocutores através do mesmo.

Como escrever em português correto


1. Conhecimento de um vocabulário vasto

Quantas mais palavras fizerem parte do seu reportório como falantes da língua portuguesa, maior qualidade terão os seus textos. Efetivamente, conhecer mais palavras conduz a uma maior coesão textual, levando a que os seus textos não sejam repetitivos e transmitam uma imagem culta ao seu interlocutor.

2. Distinguir a fala da escrita

Há várias diferenças entre o código oral e o código escrito, que devem ser respeitadas. Não pode, na verdade, escrever um texto como se estivesse a falar com alguém.

Lembre-se que, ao contrário da fala, na escrita não tem um contacto em tempo real com o seu interlocutor, logo terá de seguir um uso muito mais rigoroso da língua, para não haver ambiguidades. Neste contexto, evite bordões da fala, como por exemplo “então é assim…”.

3. Uso correto da pontuação e da acentuação

Na escrita, na medida em que o seu interlocutor não está presente, deverá ter particular cuidado com a pontuação e a acentuação. Efetivamente, basta, por vezes, um acento para que uma palavra muda e se perca o sentido.

Reflita sobre as palavras “pais” e “país”. De facto, só o acento as distingue. Da mesma forma, um ponto de interrogação é diferente de um ponto final. Repare que a frase “Queres almoçar.” é diferente de “Queres almoçar?”.

escrever corretamente

4. Evitar o excesso de formalidade

Na escrita, especialmente no que toca a e-mails formais, há quem exagere no grau de formalidade. Ainda que o destinatário seja alguém hierarquicamente superior ou mesmo um cliente, deve ser sempre objetivo, para que seja bem compreendido.

Assim, há expressões que não deve usar, pois deixam o texto muito cansativo e difuso. Assim, a título de exemplo, em vez de “Este e-mail tem a finalidade de….”, use antes “O nosso objetivo é..”; em vez de “Levamos ao conhecimento de…”, use “Informamos que…”.

5. Evitar pleonasmos

Há expressões que são redundantes na língua portuguesa e que deve, por isso, evitar. Como exemplo, temos as expressões “subir para cima”, “descer para baixo”, “elo de ligação” ou “reenviar de novo”, entre muitas outras.

6. Não dar erros ortográficos

Quando pensamos em escrever em português correto, é impensável ponderar sequer a hipótese de presença de um erro ortográfico num texto! Nos tempos que correm, já não tem desculpas.

Quando acabar de escrever, passe o corretor gramatical do Word ou consulte um dicionário sempre que tiver dúvidas. O site Priberam pode ser uma grande ajuda.

7. Sites que pode consultar

Por fim, deixamos-lhe alguns sites que lhe poderão tirar dúvidas no momento em que está a escrever, nomeadamente no que diz respeito à ortografia. São eles o Em Português Correto e o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Com estas dicas que lhe deixamos será mais fácil escrever em português correto!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.