eSIM: tudo o que precisa de saber

O tradicional cartão SIM parece ter os dias contados com o eSIM a assumir-se como uma real - e melhor - alternativa.

eSIM: tudo o que precisa de saber
O eSIM promete descomplicar o mundo dos smartphones

O eSIM é um pequeno chip SIM, mas eletrónico. Sim, é tão simples como isto. A ideia parece bastante banal mas promete descomplicar o mundo dos smartphones e oferecer uma maior liberdade aos utilizadores, uma vez que não implica a troca física de cartões SIM nos smartphones. Para mudar basta uma pequena configuração que pode ser feita online.

O eSIM assume-se como o SIM do futuro

A Apple e a Samsung estão em constantes conversações com as maiores operadoras móveis do mundo para que o eSIM venha a ser uma realidade num futuro próximo. Uma (nano) novidade que poderia revolucionar e descomplicar o mundo dos smartphones.

O que é o eSIM?

O nome eSIM advém de electronic SIM ou cartão SIM eletrónico. Ao contrário do cartão SIM tradicional, que pode ser removido quando o utilizador quiser e que ainda obriga a algum trabalho, o eSIM será integrado no próprio smartphone e poderá ser configurado pelo utilizador quando este precisar.

Uma pequena mudança que pode facilitar o uso que o utilizador faz do smartphone ao simplificar a troca de operadora móvel após o fim do contrato ou em viagens ao estrangeiro – para não falar dos diferentes tamanhos que existem agora e que obrigam alguns utilizadores a comprarem um adaptador.

sim evolutionFonte da imagem: windowsteam.com.br

O eSIM é o futuro?

Há quem diga que sim. Acredita-se que o eSIM irá substituir o tradicional cartão SIM num futuro muito próximo, uma vez que não só permite dar uma identidade ao smartphone como estender a mesma a tablets, smartwatches, pulseiras fitness e todos os aparelhos eletrónicos da casa – a afamada Internet das Coisas.

Já existem smartphones com cartão eSIM?

Sim, já. O Samsung Gear S2 classic 3G foi o primeiro smartphone a ser lançado com eSIM, mas já há outros smartphones a explorar esta nova tecnologia, embora de forma muito limitada.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.