Publicidade:

8 espaços de arte do Porto imperdíveis

Exposição de obras de vários artistas, workshops, maratonas de cinema e, até, espaços para coworking: há 8 espaços de arte do Porto a não perder.

8 espaços de arte do Porto imperdíveis
Renda-se à cultura e à arte

Estão na cidade Invicta, transbordam arte e cultura e são acessíveis a todos que por lá queiram passar: conheça 8 espaços de arte do Porto que o vão surpreender. Afinal, a mui nobre sempre leal está cada vez mais na moda e não consegue este feito à toa! A oferta de arte e cultural é cada vez maior e mais inovadora.

Os 8 espaços de arte do Porto de passagem obrigatória


espaços de arte do portoFonte: Unsplash/ryanstefan

Vera Lúcia – Espaço de Arte

Este é um os espaços de arte do Porto que reúne um grande conjunto de obras de arte de autores, sobretudo portugueses, de diferentes gerações e tendências estéticas. Falamos de cerca de 5 dezenas de artistas aqui expostos, num local que se orgulha de conter uma verdadeira panóplia de diversos estilos das artes plásticas.

Morada: Av. da Boavista 267 Shopping Center Brasília R/C Loja 46, 4050-115 Porto

Horário: Seg a sáb, das 12h00 às 20h00

Espiga – Espaço de Imaginação Gosto e Artes

Espiga é uma galeria/bar que resultou de um amadurecimento de ideias há muito pensadas. O seu nome espelha o conceito de “ESPaço de Imaginação Gosto e Artes” e, ao mesmo tempo que serve almoços, jantares, refeições exclusivas e bebidas, organiza uma série de atividades culturais, workshops e iniciativas criativas.

Morada: R. de Clemente Meneres 65, 4050-202 Porto

Horário: Qua a dom, das 16h00 à 01h00

Espaço João Pedro Rodrigues

A galeria João Pedro Rodrigues é um spot obrigatório quando se fala em espaços de arte do Porto. O seu grande objetivo passa por promover novos artistas e estimular a comunicação entre os mesmos.

Além disso, está sempre aberto a iniciativas exteriores, desde performances, recitais de poesia, exposições de joalharia contemporânea, entre outros. Significa isto que este espaço não se limita à escultura e pintura. O próprio João Pedro Rodrigues encontra-se quase sempre no local, seja na oficina a desenvolver os seus projetos ou a dar aulas. Basta tocar a campainha.

Morada: R. de Nossa Sra. de Fátima 268, 4050-426 Porto

Horário: Qui a sáb, das 15h00 às 19h00; ter, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 21h00

Arrisco, Lda

O atelier de pintura Arrisco é um dos espaços de arte do Porto verdadeiramente apaixonantes. Pretendendo aliar a teoria e a prática, pretende incutir o gosto e aprimorar técnicas em amantes da pintura. Além disso, este espaço é muito conhecido pelo sucesso perante o público mais jovem: as crianças. Essencialmente, a Arrisco que que as pessoas se divirtam com a arte. Um espaço no Porto onde se pode divertir com a arte.

Morada: R. Jerónimo Mendonça 262, 4200-335 Porto

Horário: sob consulta

Casa das Artes

Projetada em 1981 pelo Arquitecto Souto Moura, a Casa das Artes foi efetivamente construída entre 1988 e 1991 nos jardins da famosa casa de Allen. Hoje em dia constitui um dos excelentes espaços de arte do Porto e oferece uma sala para cinema com capacidade para 195 pessoas, um auditório para concertos e conferências com capacidade para 195 pessoas e duas salas de exposições. Em todos estes espaços são acolhidas variadíssimas atividades artísticas (Arquitetura, Artes Visuais, Fotografia, Literatura, Música, Teatro, entre outras), conferências e seminários e vários serviços educativos.

Morada: R. Ruben a 210, 081, 4150-639 Porto

Horário: sob consulta

Circus Network

A Circus Network é mais do que um dos espaços de arte do Porto. Esta organização cultural tem como principal objetivo promover e divulgar a arte portuguesa. Criada em 2012 tem tido um grande papel no desenvolvimento da cultura nacional através da criação de eventos, exposições ou festas, entre outros. O espaço físico, em pleno Bairro das Artes, divide-se em duas secções: a galeria de ilustração e de arte urbana, que conta com várias exposições de diferentes artistas; e um espaço de coworking que alberga 8 diferentes criativos.

Morada: Rua do Rosário 54, 4050-522 Porto

Horário: Seg a sáb, das 10h00 às 20h00

Palácio das Artes

O Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, assume-se como um centro de excelência nas áreas da criatividade e inovação. Os seus principais objetivos passam por apoiar a inserção dos jovens criadores na vida ativa, criar ligações entre o mundo académico e profissional para os jovens criadores e ainda dinamizar o centro histórico do Porto.

Ateliês, espaços de residências artísticas, salas para formação e workshops, salas multidisciplinares e polivalentes, laboratórios criativos, um restaurante e duas lojas é o que vai encontrar num dos 7 espaços de arte do Porto a conhecer.

Morada: Largo São Domingos 19, 4050-265 Porto

Horário: Seg a sex, 09h30 às 19h00

Rua Miguel Bombarda, Distrito das Artes

A Rua Miguel Bombarda está no coração da cidade do Porto e pulsa arte. A cada dois meses, são realizadas inaugurações simultâneas no no quarteirão mais artístico da cidade.São cerca de 30 galerias de arte, além de lojas de roupas, design e decoração, bares, cafés e restaurantes com imenso charme e sempre com um toque muito artístico. Para fazer uma pausa, recomendamos vivamente visitar a tradicional Rota do Chá ou comer uma fatia do melhor bolo de chocolate de sempre no restaurante Pimenta Rosa.

Morada: há arte por toda a Rua Miguel Bombarda

Horário: as galerias estão abertas entre as 10h e 19h

Veja também: