7 novos espaços e conceitos inovadores em Lisboa

Não foi à toa que a Web Summit escolheu Lisboa para a sua conferência anual de empreendedorismo tecnológico. Aqui, não faltam casos de inovação e criatividade. 

7 novos espaços e conceitos inovadores em Lisboa
Criatividade à solta na capital portuguesa

A capital portuguesa não vive só de história e tradição e são cada vez mais os turistas que procuram a cidade também pelo seu lado cosmopolita e moderno. De seguida, damos-lhe a conhecer alguns espaços e conceitos inovadores em Lisboa, que provam que aos portugueses não faltam ideias e vontade de empreender.

E ainda que algumas destas sugestões tenham na sua base hábitos antigos e traços tradicionais, foi-lhes dado um twist criativo e contemporâneo. Como dizia o físico francês Lavoisier, “nada se cria, tudo se transforma”.
 

7 espaços e conceitos inovadores em Lisboa que vale a pena conhecer 


O Purista Barbière

Purista Barbière

As barbearias “retro” são uma tendência, mas o Purista Barbière é muito mais do que um local para cortar o cabelo ou tratar da barba. Aqui vai poder juntar o útil ao (muito) agradável: beber uma cerveja artesanal difícil de encontrar noutros locais, beber gin, jogar snooker ou assistir a um DJ set após as 23h de 5ª a sábado. E não, aqui, as mulheres não estão proibidas de entrar.
 


O Apartamento

O Apartamento

Um apartamento clean e luminoso pode ser isso mesmo: uma casa confortável e onde nos "sentimos em casa”, mas pode ser também um espaço aberto à troca de ideias, um palco para experiências artísticas e gastronómicas ou uma loja temporária de artigos de autor.

É no 5º Dtº do nº1 da Avenida Duque de Loulé que se podem viver estas diferentes facetas d’O Apartamento, onde é normal estarem instalados artistas estrangeiros ou jornalistas internacionais que contactam com Lisboa de uma forma personalizada e interativa. Este espaço multifuncional pode ainda ser alugado para os mais diversos eventos, desde exposições a jantares e workshops.
 


Fábrica Coffee Roasters

Fabrica Coffee Roasters

Num país que adora café, como Portugal, faltavam, no entanto, espaços em que esta bebida fosse de facto a rainha. Mas não há fome que não dê em fartura e, recentemente, têm surgido vários locais onde é possível degustar – sim, este talvez seja o verbo mais correto – cafés de “especialidade”.  

Por outras palavras, são espaços onde o café é selecionado e torrado com um rigor único, onde há variedade de lotes, e formas diferentes de o preparar e servir. Em Lisboa, destacamos a Fábrica Coffee Roasters, um lugar de culto para quem aprecia café. Nos dois agradáveis espaços que este projeto português tem em Lisboa pode ainda comprar café, cafeteiras e outros utensílios para poder prepará-lo em sua casa. 

 

UOY 

Uoy

Acha que ter um alfaiate é coisa do passado? Se sim, a UOY vai fazê-lo mudar de ideias. Elegância, qualidade e preços acessíveis é a promessa desta marca de fatos à medida, com dois “personal tailors” à sua disposição no estúdio instalado na Embaixada - um espaço comercial muito cool no Príncipe Real. E se for um cliente muito ocupado, os alfaiates vão a sua casa e não paga mais por isso. Os fatos podem ser personalizados com o seu nome, ou até com a sua impressão digital.

Se os fatos à medida são algo que o cativam, espreite também o projeto Alphaiate, em cujo simulador pode escolher todos os detalhes: tecido, botões, corte, acabamentos e pré-visualizar o aspeto final.

 

Taste of Lisboa

Lisboa Taste

Não é novidade que um dos aspetos positivos mais referidos pelos turistas em relação a Portugal é a qualidade da comida. Os pratos e os petiscos portugueses encantam quem nos visita, sendo igualmente muito apreciada pelos locais. A Taste of Lisboa - Food Tours reúne o melhor dos dois mundos: leva-nos a passear pela cidade, fugindo aos percursos mais turísticos, enquanto nos dá a provar as maravilhas da nossa gastronomia. Momentos genuínos e saborosos que podem ter ainda a forma de aulas de cozinha portuguesa.

 

Maria Modista

Maria Modista

A Maria Modista começou em Lisboa mas o sucesso e a adesão de interessados foi tal que já está espalhada pelo país. Falamos de uma escola de costura, onde é possível aprender ao seu ritmo e da forma que mais lhe convier.

As aulas tanto podem servir para que fique apenas a saber manobrar uma agulha, para que não entre em pânico quando precisar de subir uma bainha, ou para poder concretizar o sonho de lançar uma marca de moda – e foram já vários os projetos que nasceram a partir das aulas e do conhecimento transmitido pelas mentoras da Maria Modista.

 

Clarice Concierge

Clarisse App

Por último, nesta nossa lista de espaços e conceitos inovadores em Lisboa, queremos apresentar-lhe uma aplicação excelente para quem viaja, e que foi, precisamente, criada em Lisboa por um grupo de jovens empreendedores. Em 2016, já depois de ter sido considerada pela revista Fortune como uma das cinco melhores aplicações para planear as férias, a Clarice Concierge entrou para o TOP3 das melhores aplicações de viagem para tirar partido do verão do The New York Times.

Trata-se de uma assistente de viagens virtual, disponível 24h por dia, 7 dias por semana, através da qual os utilizadores podem solicitar sugestões e reservas, desde o hotel até à atividade mais concorrida na cidade. Lisboa, Barcelona, Nova Iorque, Paris e Barcelona, são algumas das cidades onde a app já está disponível.

Veja também:

Continuar a Ler