AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 espaços no Porto dedicados à literatura

Descubra ou redescubra estes espaços na cidade do Porto que inspiram escritores, promovem tertúlias, encontros de leitores e tantas outras atividades.

5 espaços no Porto dedicados à literatura
Lugares que privilegiam as palavras

Sophia de Mello Breyner Andresen, Almeida Garrett, Júlio Dinis, António Nobre e Ramalho Ortigão são exemplos de alguns escritores que nasceram no Porto e que dele retiraram matéria, direta ou indiretamente, para as suas obras.

Há muito que a cidade mantém uma relação especial com escritores e leitores. Por isso, neste artigo, sugerimos 5 espaços no Porto dedicados à literatura. Visite-os, inspire-se, conviva, folheie aleatoriamente um livro, peça um chá ou um café. Descubra ou redescubra alguns lugares repletos de história e de estórias.


5 espaços dedicados à literatura no Porto


1. Livraria Lello

lello

Situada na Rua das Carmelitas, ao pé da Torre dos Clérigos, a Livraria Lello é um dos locais mais emblemáticos e reconhecidos da cidade. Abriu as portas em 1906, recebeu escritores famosos, foi palco de tertúlias literárias e de muitos outros eventos, como lançamentos de livros e encontros com escritores. Um edifício neogótico que recebe milhares de visitantes todos os meses e que acolhe um pequeno bar, onde se pode sentar a folhear um livro.
 


2. Flâneur – Livraria e Cafetaria

flaneur

A Flâneur apresenta-se como uma livraria generalista, num espaço descontraído e acolhedor. Integra uma cafetaria, que convida à leitura e à reflexão. Instalada na Rua Ribeiro de Sousa, promete bons livros e, para quem não tiver possibilidade de a visitar, há solução: levam os livros até sua casa, de bicicleta, caso viva no Porto, em Gaia ou Matosinhos. Para o resto do mundo, enviam-nos por correio.
 


3. Livraria Poetria

poetria

Encontramos a Livraria Poetria na Rua das Oliveiras — um projeto que nasceu em 2003. Num ambiente amigável, destinado exclusivamente a livros de poesia e de teatro, o espaço procura fomentar o convívio e um diálogo cultural. É sem dúvida lugar único no país, no seu género, e apresenta-se com a frase: “A Poesia cura, o Teatro é vida”.
 


4. Livraria Papa-livros

papa

A Rua Miguel Bombarda é conhecida pela concentração de galerias de arte e espaços culturais. É lá que encontramos a Livraria Papa-Livros, um espaço constituído por uma enorme parede com livros e, na parede oposta, com as respetivas ilustrações. O desafio é descobrir a que livro pertencem todas aquelas ilustrações emolduradas.
 


5. PÁRA — Espaço Literário e Cultural

para

Num único espaço, inaugurado em outubro de 2016, encontramos três projetos: a Fábrica das Histórias (uma associação que organiza eventos culturais), o Salta Folhinhas (uma livraria especializada em literatura infantojuvenil e em narração oral) e a Escola de Narração itinerante (que promove oficinas e cursos em ilustração, mediação de leitura, oralidade, entre outras áreas). Assim, na Rua de António Patrício, há livros, sessões de contos, teatro, música, exposições, tertúlias e tantas outras possibilidades — para crianças, jovens e adultos.

Veja também: