As 11 melhores esplanadas de Lisboa

Dificilmente encontramos algo melhor do que uma bebida depois das horas de trabalho. Entre amigos ou sozinho, estas são as melhores esplanadas de Lisboa.

As 11 melhores esplanadas de Lisboa
Aproveite o final de tarde num dos melhores spots da capital

Não é preciso preencher muitos requisitos para se declarar que esta é uma boa esplanada: sombra, boa vista e bom ambiente. Ah! E as bebidas ajudam, claro. As que conseguem juntar tudo num só espaço são as melhores esplanadas de Lisboa.

11 Esplanadas em Lisboa para todos os gostos

As Clássicas


Portas do Sol

Portas do Sol

Esta “varanda” tem o bairro de Alfama aos pés e vista para o rio Tejo e para os elétricos que vão passando. Tende a agradar a gregos e troianos já que há muito espaço à sombra mas também muito espaço ao sol, para quem quiser pôr o bronze em dia. Servem-se refeições e bebidas de manhã à noite.

Onde? Rua São Tomé, 84A. Seg-Qui 10.00-01.00, Sex-Sáb 10.00-02.00 e Dom 10.00-01.00.

Espaço Espelho d’Água

ESPELHO DAGUA

Localizada entre dois dos monumentos mais importantes de Lisboa – o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém –, é uma das melhores esplanadas de Lisboa e ideal para quem gosta de ficar a olhar para o rio horas a fio. Até porque pode, já que se servem almoços e jantares.

Onde? Avenida Brasília. Dom-Qui 11.00-00.00 e Sex-Sáb 11.00-01.00.

Os Rooftops


Park

Park

Às portas do bairro mais noturno de Lisboa, o Bairro Alto, abriu em 2013 e é uma esplanada de Lisboa obrigatória nos finais de tarde e noites de verão. No topo de um parque de estacionamento há mesas de madeira e árvores, bebidas frescas, hambúrgueres servidos noite dentro e DJ a animar a noite.

Onde? Calçada do Combro, 58. Seg-Sáb 13.00-02.00.

Memmo Alfama Terrace

memmo alfama

Apesar de não ficar no topo do Hotel Memmo Alfama – fica no primeiro andar –, esta altura já lhe é suficiente para estar no topo da Alfama. Tem uma vista incrível sobre o Tejo e sobre a zona mais antiga da cidade. Tem à disposição uma seleção de vinhos portugueses e tapas.

Onde? Travessa das Merceeiras, 27. Seg-Dom 18.00-23.00.

As recentes


Monte Mar Lisboa

Monte Mar Lisboa

Esta senhora em Lisboa esplanada tem 150 lugares à beira-rio, quer queira fazer uma refeição toda dedicada ao bom peixe que servem, quer queira simplesmente beber um copo e petiscar qualquer coisa.

Onde? Rua da Cintura, Armazém 65. Ter-Dom 12.00-23.00.

ZeroZero Pizzeria

zero zero

Em pleno Príncipe Real, a ZeroZero abriu no final de 2015 com muito bons produtos italianos – entre charcutaria e pizzas. O novo pátio veio ajudar à festa. A sombra é dada pela vegetação, o que lhe dá um ambiente muito distinto – e muito diferente de todas as outras.

Onde? Rua da Escola Politécnica, 32. Dom-Qui 12.00-00.00 e Sex-Sáb 12.00-01.00.

Rio Maravilha

rio maravilha

O que era uma antiga sala de descanso de operários, num 4º andar, transformou-se num “gastropub”, que faz uma grande homenagem ao rio Tejo. Além de ser um excelente local de socialização, o Rio Maravilha tem uma das esplanadas de Lisboa que deve visitar, também pelos almoços e jantares que serve. A vista sobre o rio e Ponte 25 de Abril é algo memorável.

Combinando vários cocktails e pratos de fusão entre a cozinha portuguesa e brasileira com ingredientes sazonais, este espaço combina decoração moderna com industrial, mantendo um ambiente, no entanto, intimista.

Onde? Rua Rodrigues Faria, 103 LX Factory, Lisboa. Ter 18h00-02h0 Qua e Qui 12h00-12h00 Sex e Sáb 12h00 – 03h00 Dom 12h00-18h00.

The Insólito

insolito

É sabido que o Miradouro de São Pedro de Alcântara é um dos mais apreciados de Lisboa. Então imagine uma vista ainda mais acima! Basicamente, consegue ver este mundo e o outro.

Além de tudo isto, a própria experiência de chegar à esplanada do The Insólito é inesquecível: a experiência começa logo no elevador privado que o leva até lá acima, minúsculo e muito antigo! Chegado ao terraço, além da fantástica vista, terá à disposição cocktails como o Gimlet Insólito, com Martin Miller’s, maçã verde, xarope e sumo de lima.

Onde? Rua de São Pedro de Alcântara, 83, Lisboa. Ter a Sáb 18h00-00h00.

Aprazível

aprazivel

Situado no Pátio Siza, no Chiado, a entrada nesta esplanada de Lisboa tem de ser feita pelo número 19 da Rua Garrett. O ambiente faz lembrar um pouco um filme ou livro parisiense e na esplanada do Aprazível, além de desfrutar de um bom momento de tranquilidade, pode ainda provar uma série de pratos leves e hambúrgueres de boa qualidade.

Onde? Edifício da Rua Ivens nº 53 a 61 Galerias Páteo Garrett r/c – Lojas A e B – Chiado.

Can the Can

can the can

Estar na esplanada do Can the Can à noite, enquanto olha para as arcadas iluminadas do Terreiro do Paço, pode quase transportá-lo para o Rio de Janeiro olhando para os famosos Arcos da Lapa. Ok, podemos estar a exagerar um pouco, mas a verdade é que esta é uma das esplanadas de Lisboa que não deve mesmo perder.

Localizada numa zona bastante “in” no momento, a Praça do Comércio, este espaço oferece comida e bebida de qualidade e momentos de convívio imperdíveis numa esplanada que tem de conhecer.

Onde? Praça do Comércio, 82/83 Lisboa. Todos os dias das 09h00-24h00.

Vestigius

vestigius

Outro espaço colado ao Tejo de que temos mesmo de falar é o Vestigius, onde pode beber um cocktail quase, literalmente, com as pernas dentro do rio! Situado no Cais do Sodré, este espaço oferece uma das esplanadas de Lisboa a visitar, aproveitando para experimentar algumas das suas bebidas especiais como o Ibi Gold, feito de gin da Hendrick’s, licor St-Germain, sumo de toranja, xarope de sabugueiro, clara de ovo, alecrim e água tónica caseira.

Onde? Cais do Sodré, 8, Lisboa. Ter e Dom – 12h00-20h00, Qua e Qui – 12h00-00h00, Sex e sáb 12h00-2h00.

Veja também: