Essential Phone: porque todos falam deste smartphone?

Chegou ao mercado o tão aguardado Essential Phone, um smartphone concebido por um dos criadores do sistema Android. Saiba tudo.

Essential Phone: porque todos falam deste smartphone?
Conheça o novo Essential Phone

O novo smartphone Android, Essential Phone, criado por Andy Rubin, co-fundador do sistema operativo Android (saiu da gigante Google há cerca de três anos), foi lançado no dia 30 de maio deste ano e já está a mexer com a ordem estabelecida (e saturada) no segmento.

Em março, Andy Rubin – ou o “pai” do Android como é conhecido – já tinha anunciado através do Twitter o lançamento de um smartphone desenvolvido pela sua empresa, a Essential Products Inc., especialista na criação de tablets, smartphones e software para mobile. No entanto, o tweet pouco dava para ver. Agora que já é conhecido, saiba tudo sobre o Essential Phone.

Conheça o Essential Phone ao detalhe

O Essential Phone integra especificações técnicas e características de ponta capazes de rivalizar com os smartphones topo de gama da atualidade.

Especificações técnicas

Modelo Essential PH-1
Ecrã 5.71” com resolução 2560 x 1312 QHD
Processador Qualcomm Snapdragon 835,  Octa-core (2.45GHz Quad + 1.9GHz Quad)
GPU Adreno 540, 710MHz, 64bit
Memória RAM 4GB
Armazenamento 128GB
Câmara frontal 8MP, suporte para vídeo a 4K 30fps
Câmara traseira 13MP Dual RGB + câmara mono com tecnologia fusion
Bateria 3040mAh com fast charging via USB
Tamanho 67 x 32 x 12 mm
Peso 185g
Sistema operativo Android

 

A empresa de Andy Rubin vai ter suporte para vários acessórios, nomeadamente uma câmara de 360 graus (que se encaixa na traseira do Essential Phone), um conector para transferências de dados até 6 gbps e uma doca de carregamento sem fios.

Tal com o iPhone 7, o Essential Phone não vem com entrada de 3,5mm para auriculares, compensada com um adaptador USB tipo C, que será vendido em conjunto com o smartphone.

Até ao momento, o Essential Phone apenas se encontra disponível para pré-reserva e para os Estados Unidos, nas versões em preto (Black Moon) ou branco (Pure White), pelo preço base de 699 dólares (749 dólares com a câmara 360 graus).

camara 360 essential phone

Essential phone: um smartphone muito antecipado

Uma das questões que mais tem gerado discussões é a razão pela qual o Essential Phone foi lançado tão antecipadamente, ou seja, quando está apenas disponível para pré-reserva, não havendo ainda data exata de disponibilidade.

A resposta à questão pode estar exatamente na discussão que está a criar: para criar expectativa, para “agitar as águas”, para calcular ou incrementar o interesse. Outra possibilidade poderá estar relacionada com a tentativa de atrair novas potenciais parcerias que ajudem a posicionar o Essential Phone num mercado saturado. No entanto, estas são apenas hipóteses aventadas, mas não confirmadas.

Veja também:

Continuar a Ler