Estacionar o carro à sombra ajuda a poupar combustível

Se anda sempre à procura de dicas de poupança, esta é mais uma. Estacionar o carro à sombra ajuda a poupar combustível.

Estacionar o carro à sombra ajuda a poupar combustível
Porque razão poupa combustível se estacionar à sombra

Com a chegada da primavera e os primeiros raios de sol a avisarem que em breve o calor vai apertar, é bom lembrar que se estacionar o carro à sombra vai poupar combustível. É mais uma das muitas dicas sobre como poupar combustível, mas vale a pena tentar perceber porquê.

Estacionar o carro à sombra previne a evaporação do combustível

Parece que estacionar o carro ao sol, principalmente quando a temperatura é elevada, provoca a evaporação do diesel ou gasolina que tem no depósito, o que irá reduzir a quantidade de combustível que estava no veículo.

Essa é a principal razão para que opte por estacionar o carro à sombra. Se por acaso não tiver lugar à sombra, convém tentar arranjar um espaço para estacionar onde o depósito de combustível do veículo fique na posição contrária à direção do sol.

Outra das razões para que deva procurar um lugar à sombra é por causa do calor que se acumula dentro do veículo. Quando se entra num automóvel que esteve estacionado ao sol a temperatura lá dentro é insuportável e leva os ocupantes a abrirem os vidros e, muitas vezes, a ligarem o ar condicionado ainda antes de arrancar com o carro. Como já sabe, o facto de abrir os vidros e ligar o ar condicionado faz aumentar o consumo de combustível do carro quando este circula.

Se estacionar o carro à sombra, a temperatura interior não será tão elevada e mesmo em dias de calor pode optar só por abrir os vidros. Caso sinta necessidade de ligar o ar condicionado, provavelmente, não irá utilizar a potência mais elevada.

Estacionar o carro ao sol pode fazer mal à saúde

Além disso, é importante que saiba que o filtro do ar condicionado pode não estar muito limpo e, como tal, ligar o ar condicionado com potência alta quando o interior do carro está muito quente, vai fazer com que aspire excessivas quantidades de uma toxina que se chama Benzeno.

Segundo algumas experiências realizadas, estacionar o carro à sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter 400 a 800 miligramas de Benzeno. No entanto, se o carro estiver estacionado ao sol com uma temperatura de verão, a quantidade de Benzeno pode ser superior a 2000 miligramas.

Entre os principais riscos para a saúde de uma pessoa que inala Benzeno destacam-se as tonturas, dores de cabeça, irritação dos olhos, da pele e das vias respiratórias. Em casos extremos, o calor dentro de um carro, com níveis elevados de Benzeno, pode levar à perda de consciência.

Por estas razões, o melhor é mesmo tentar estacionar o carro à sombra. Assim vai ter certeza que está a poupar combustível e a cuidar da sua saúde.

Veja também: