AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

7 estratégias para o estagiário em pânico

A ideia de estagiar assusta-o? Pode dizer-se que se considera um estagiário em pânico? Saiba como passar com distinção pelo ano de estágio.

7 estratégias para o estagiário em pânico
Sete estratégias para combater o síndroma do “estagiário em pânico”!

Muitas pessoas descrevem o ano de estágio curricular ou profissional como decisivo. Um estagiário em pânico, demasiado ansioso com a sua prestação no novo local de trabalho, pode ter comportamentos desadequados que comprometam a avaliação que dele farão os colegas e os superiores. Por isso mesmo, sugerimos que relaxe e se aplique. Vai ver que vai ser um sucesso!


Sete estratégias para combater o síndroma do “estagiário em pânico”!


1. Está ansioso? Crie boas relações!

Sabia que as boas relações no local de trabalho são mais determinantes no bem-estar geral das pessoas do que o salário ou a natureza das tarefas realizadas? Por outras palavras, mesmo que adore o que faz, se tiver más relações interpessoais no trabalho dificilmente se sentirá feliz. Recomendamos que, logo no início do estágio, crie uma boa relação com o seu orientador e/ou com um colega que o possa orientar na empresa nos primeiros dias!



2. Um estagiário em pânico falha nas coisas básicas

Responsabilidade, pontualidade, assiduidade e compromisso com os objectivos da empresa são os mínimos exigíveis! Todos desejam que os ultrapasse, mas se não ultrapassar, pelo menos não falhe naquilo que é básico.



3. Peça informação e orientação

No início do estágio, verá que lhe irão dar mais alguma documentação não acessível online, como o organograma da empresa ou o manual de acolhimento. Analise atentamente e arquive! Se as dúvidas permanecerem, aproveite para pedir mais informação e orientação aos colegas e aos superiores.



4. Vá redigindo relatórios das suas actividades

Se a empresa tiver uma cultura de feedback, o seu orientador de estágio poderá envolvê-lo em reuniões periódicas em que será chamado a intervir para apresentar aos colegas o trabalho que tem desenvolvido. Siga a nossa dica: vá registando informalmente informações sobre as tarefas realizadas, não se esquecendo de indicar as datas, os prazos de entrega de projectos e as outras pessoas envolvidas. Irá fazer boa figura nas reuniões e, ao mesmo tempo, conseguirá adiantar muito trabalho para o relatório final de estágio.



5. Informe-se sobre a empresa

Antes mesmo de começar o estágio, deve ler toda a informação que conseguir encontrar sobre a empresa. Não se limite a ver o site oficial: procure notícias sobre a organização e sobre o sector de actividade.



6. Mostre-se empenhado

Faça mais do que lhe pedem! Tome a iniciativa e seja proactivo. Um estagiário em pânico esconde-se atrás da secretária com receio de que o chamem; um estagiário competente assume os seus receios e limitações mas aceita os desafios para conseguir melhorar.



7. Aposte na boa apresentação

Cuide da sua imagem; lá porque é estagiário, não significa que não esteja a representar a empresa junto dos clientes externos – e dos internos também, ou seja, junto dos departamentos da empresa com que irá trabalhar directamente. Por isso, observe bem a forma como se vestem as pessoas que o rodeiam e vista-se apenas um pouco melhor. Vai ver que a sua confiança irá aumentar!

Com estas dicas, estamos certos de que o seu ano de estágio será um sucesso!
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: