Catarina Reis
Catarina Reis
15 Nov, 2022 - 10:00

Como não se tornar um estagiário em pânico

Catarina Reis

A ideia de estagiar assusta-o? Pode dizer-se que se considera um estagiário em pânico? Saiba como passar com distinção por este período.

orientadora-estagiario

Muitas pessoas descrevem o ano de estágio curricular ou profissional como decisivo. Um estagiário em pânico, demasiado ansioso com a sua prestação no novo local de trabalho, pode ter comportamentos desadequados que comprometam a avaliação que dele farão os colegas e os superiores. Por isso mesmo, sugerimos que relaxe e se aplique. Vai ver que vai ser um sucesso!

A importância do bom ambiente – ser um estagiário em pânico mina o sucesso da sua jornada

Um dos pilares para que um estagiário consiga passar com distinção a sua jornada de estágio é a confiança. Por isso, desde logo, ver-se na situação de um estagiário em pânico é meio caminho andado para que não dê certo, ou que pelo menos, não seja capaz de explorar todas as suas capacidades  ao máximo.

Se pensarmos no ambiente ideal para um estagiário, terá que ter em conta esse fator base – criar condições para que o indivíduo se sinta confiante, do início até ao fim do seu estágio.

Para que estejam criadas as condições para a existência de confiança por parte dos estagiários, há que ter em atenção se estas condições estão reunidas. Por isso, é recomendável que, sempre que equacione aceitar uma oferta de estágio, tire algum tempo para as analisar. Aqui estão algumas.

direitos-dos-estagiarios

O estagiário não é colocado de parte

Para que um estagiário se sinta confortável durante o seu estágio não deve ser colocado de parte, deve sim sentir que faz parte da equipa mesmo que temporariamente, e não como se fosse um mero espectador, que está ali apenas para ver os outros em ação. Deve ser orientado, sim, mas não impedido de colocar mãos à obra.

O estagiário deverá ter um mentor

Deve haver alguém destacado especificamente para orientá-lo durante o processo. Essa pessoa deverá ser alguém que transmita confiança necessária para que o estagiário se sinta à vontade para lhe colocar todas as dúvidas que lhe possam surgir.

Oito estratégias para evitar ser um estagiário em pânico!

1. Está ansioso? Crie boas relações!

Sabia que as boas relações no local de trabalho são mais determinantes no bem-estar geral das pessoas do que o salário ou a natureza das tarefas realizadas? Por outras palavras, mesmo que adore o que faz, se tiver más relações interpessoais no trabalho dificilmente se sentirá feliz. Recomendamos que, logo no início do estágio, crie uma boa relação com o seu orientador e/ou com um colega que o possa orientar na empresa nos primeiros dias!

2. Um estagiário em pânico falha nas coisas básicas

Responsabilidade, pontualidade, assiduidade e compromisso com os objetivos da empresa são os mínimos exigíveis! Todos desejam que os ultrapasse, mas se não ultrapassar, pelo menos não falhe naquilo que é básico.

3. Peça informação e orientação

No início do estágio, verá que lhe irão dar mais alguma documentação não acessível online, como o organograma da empresa ou o manual de acolhimento. Analise atentamente e arquive! Se as dúvidas permanecerem, aproveite para pedir mais informação e orientação aos colegas e aos superiores.

4. Vá redigindo relatórios das suas actividades

Se a empresa tiver uma cultura de feedback, o seu orientador de estágio poderá envolvê-lo em reuniões periódicas em que será chamado a intervir para apresentar aos colegas o trabalho que tem desenvolvido. Siga a nossa dica: vá registando informalmente informações sobre as tarefas realizadas, não se esquecendo de indicar as datas, os prazos de entrega de projetos e as outras pessoas envolvidas. Irá fazer boa figura nas reuniões e, ao mesmo tempo, conseguirá adiantar muito trabalho para o relatório final de estágio.

5. Informe-se sobre a empresa

Antes mesmo de começar o estágio, deve ler toda a informação que conseguir encontrar sobre a empresa. Não se limite a ver o site oficial: procure notícias sobre a organização e sobre o sector de atividade.

6. Mostre-se empenhado

Faça mais do que lhe pedem! Tome a iniciativa e seja proativo. Um estagiário em pânico esconde-se atrás da secretária com receio de que o chamem; um estagiário competente assume os seus receios e limitações mas aceita os desafios para conseguir melhorar.

7. Não escolher o estágio apenas com base na compensação

Eis outra forma de se precaver para não se encontrar na situação de um estagiário em pânico. Escolher um estágio apenas com base na compensação monetária pode-se revelar um erro fatal, por uma razão muito simples: o propósito fundamental de um estágio não é amealhar dinheiro, mas sim ganhar experiência, currículo, competências, e fazer contactos valiosos. 

A experiência de estagiar deve ser enriquecedora, sim, mas não necessariamente para a carteira –  valorize primeiro o que irá ganhar em termos de valor enquanto profissional.

8. Aposte na boa apresentação

Cuide da sua imagem; lá porque é estagiário, não significa que não esteja a representar a empresa junto dos clientes externos – e dos internos também, ou seja, junto dos departamentos da empresa com que irá trabalhar directamente. Por isso, observe bem a forma como se vestem as pessoas que o rodeiam e vista-se apenas um pouco melhor. Vai ver que a sua confiança irá aumentar!

Com estas dicas, estamos certos de que o seu ano de estágio será um sucesso!