AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Estágios curriculares: o que saber

Os estágios curriculares são cada vez mais parte integrante dos programas curriculares dos alunos. O primeiro contacto com o mercado laboral é fundamental para o crescimento dos alunos.

Estágios curriculares: o que saber
Os estágios curriculares são cada vez mais comuns

O que é um estágio curricular?

Os estágios curriculares são programas desenvolvidos no âmbito de uma determinada formação académica. Para os alunos conseguirem cumprir os estágios curriculares, é necessário que exista um protocolo entre o estabelecimento de ensino e a entidade empregadora. Uma das principais características dos estágios curriculares é o facto de terem um carácter obrigatório, visando a obtenção de um grau académico. De ressalvar que o estágio curricular não é um emprego nem pode ser considerado em momento algum como tal.
 

Qual a duração?

A duração deste tipo de estágios não é certa, variando de plano curricular para plano curricular. Há cursos que obrigam a mais horas de estágio do que outros.
 

Objectivos

O estágio curricular pode ser ou não obrigatório, uma vez que é possível que os próprio alunos queiram fazer um estágio curricular no período de férias. Hoje em dia já há muitos alunos que optam por se candidaterem a estágios no período de férias também porque pretendem fazê-lo no estrangeiro. De qualquer forma, este tipo de estágios têm como função fazer com que o estagiário integre o mercado de trabalho e tenha uma breve noção do que é o mesmo. Neste tipo de estágios pressupõe-se que exista uma aprendizagem social, profissional e cultural, tendo sempre presente uma reflexão real do que pode ser o mercado de trabalho na área correspondente.
 

O acompanhamento dos estudantes

Quando um aluno integra uma empresa para fazer um estágio curricular, é normalmente acompanhado por dois orientadores durante o tempo do estágio: um orientador interno que acompanha o lado académico e um orientador externo, destacado pela empresa, que orienta o lado profissional. No final do estágio, existe sempre uma avaliação do estagiário por parte da empresa. Já o estagiário, por norma, pode ser obrigado a fazer um relatório de estágio, dependendo do plano curricular do curso.
 

Os estágios curriculares são remunerados?

Os estágios curriculares não são, por norma, remunerados. Estes estágios acontecem no âmbito curricular, como se fosse o cumprimento de uma determinada disciplina e por isso não são considerados para remuneração. No entanto, existem empresas que ao receberem estagiários no âmbito curricular, oferecem o subsídio de alimentação e em alguns casos também o subsídio de transporte.
 
Alguns exemplos de empresas que recebem 
Consulte aqui as empresas com boas oportunidades de estágios.

 
 
Veja também: