Aprenda a fazer uma estante para sapatos

Se precisa de uma estante para sapatos onde possa arrumar todo o seu calçado de forma eficaz e, acima de tudo, barata, atente nesta ideia.

Aprenda a fazer uma estante para sapatos
Barata e de fácil execução

A necessidade de uma estante para sapatos coloca-se sempre numa casa, porque o calçado precisa mesmo de estar arrumado, de preferência num local onde esteja organizado e protegido.

Por vezes, dedicamos um armário, ou parte dele, para o calçado, mas depressa percebemos que, não sendo próprio para arrumar sapatos, eles acabam por ficar todos desorganizados, uns por cima dos outros sem qualquer ordem, e podem até ganhar algumas deformações. Por isso, é fundamental obter uma estante para sapatos que, para além de os manter organizados, os proteja de forma a  prolongar o seu bom estado.


Estante para sapatos DIY: fácil e barata

Encontrar no mercado uma estante para sapatos que se adeque às nossas necessidades pode não ser fácil e normalmente são bastante caras. A nossa ideia, para além de barata, é simples de concretizar.


Material necessário

  • tubos em PVC
  • adesivos para PVC
  • material de decoração e/ou tintas


Como fazer

Em primeiro lugar, escolha tubos com o diâmetro certo (normalmente entre 10 a 15 centímetros é o suficiente). Depois, deve cortar os tubos de PVC à medida que achar suficiente para colocar os seus sapatos. O corte pode ser feito nas lojas de ferragens onde se vendem os tubos ou, caso tenha uma serra de mesa em casa, pode cortá-los você mesmo.

A decoração dos tubos, dependendo da sua preferência, pode ser feita antes de se iniciar a montagem, propriamente dita, da estante para sapatos. Pode pintar os tubos ou optar por algumas colagens: a sua criatividade e gostos comandam esta fase das operações.

Depois, deve formar uma base com o número de tubos que desejar. O número de tubos da base não tem que ser, necessariamente, igual ao das filas superior.

estante

Usando um adesivo próprio para PVC, cole os vários tubos através das zonas laterais. Aguarde alguns minutos até garantir que os tubos estão bem presos entre si e só depois deve iniciar a fase de empilhar as filas seguintes. Ao fazê-lo, deve também usar a fita adesiva, para além das laterais, nas zonas superiores e inferiores dos tubos para que todas as filas fiquem bem unidas. Este processo deve ser repetido até ficar satisfeito com a altura da sua nova estante para sapatos.

Esta estante apresenta várias vantagens: para além de manter o seu calçado arrumado, organizado e protegido, pode ainda ser aumentada à medida das suas necessidades. Esta ideia pode ainda ser adaptada para a arrumação de outros materiais ou objetos na sua casa - use a sua imaginação!
Estar na Moda nunca foi tão barato! >>
Veja também: