Estorno no Cartão de Crédito

Tudo o que necessita saber relativamente ao estorno no cartão de crédito. Como fazer e prazo do estorno do dinheiro no cartão de crédito.

Estorno no Cartão de Crédito
O que é e como fazer.

A utilização do cartão de crédito é uma prática cada vez mais comum. A massificação do uso do cartão de crédito para efetuar pagamentos de compras não invalida que continuem a acontecer erros ou problemas nas transferências. Este é um dos casos em que pode solicitar o estorno no cartão de crédito. É uma prática ao alcance dos consumidores que o devem solicitar diretamente no comerciante ou solicitando apoio da financeira a que pertence o cartão de crédito. Mas o que é e como fazer o estorno no cartão de crédito?
Conheça a resposta a esta e outras questões sobre o estorno do dinheiro no cartão de crédito.
 

O que é o estorno no cartão de crédito

O estorno no cartão de crédito é um procedimento eletrónico usado pelos bancos e pelas administradoras de cartões de crédito para anular o lançamento de valores em fatura, provenientes de uma compra. Acontece quando o comerciante dá ordem de devolução do dinheiro gasto diretamente para o cartão de crédito, repondo esse valor ao valor limite de crédito total disponibilizado ao consumidor, porque a compra de determinado produto foi cancelada (no talão surge a indicação de “STN”). Genericamente é uma retificação ou anulação do lançamento de uma transação comercial realizada com o cartão de crédito.
 
As situações mais comuns são:
  • Desistência da compra; cancelamento, ou erro no valor da mesma;
  • Compra não autorizada;
  • Produto não recebido ou significativamente diferente no solicitado (comum nas compras online com cartão de crédito).
 

Como fazer o estorno

A solicitação do estorno e do cancelamento de uma autorização de débito deverá sempre ser efetuada pelo cliente no comerciante onde a cobrança foi produzida. O cliente deverá ficar com o comprovativo do contacto e respetiva resposta e, se a mesma for positiva, de que o estorno no cartão de crédito foi efetuado. Se o comerciante não for colaborante ou na impossibilidade deste efetuar o estorno, procure executar o procedimento junto do banco ou administrador de seu cartão de crédito.
 

Prazo para receber o estorno no cartão de crédito

Após a solicitação de estorno, o processo pode demorar, em média, entre cinco e sete dias úteis.
 
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