As 15 estradas mais perigosas do mundo

O túnel de Guoliang na China, com apenas 1,2 km, é uma das 15 ​estradas mais perigosas do mundo. Conheça outras.

As 15 estradas mais perigosas do mundo
Descubra quais são as estradas mais assustadoras

Se é daquelas pessoas que reclama por causa de um buraco na estrada, então nem vai acreditar que por esse mundo fora existem estradas que são autênticos pesadelos e, muitas vezes, responsáveis por graves acidentes. Para que saiba com o que contar, a Associação para a Segurança Rodoviária Internacional (ASIRT) divulga todos os anos estudos e relatórios sobre as 15 ​estradas mais perigosas do mundo e sobre os perigos que podem surpreender até o mais cauteloso dos condutores.

A caracterizar estas estradas estão curvas fechadas, penhascos e vias escorregadias, trechos alagados e muitas outras armadilhas que podem estragar as férias de quem decide aventurar-se estrada fora.

Algumas das ​estradas mais perigosas do mundo foram construídas à mão, outras escondem-se debaixo de água ou no meio de uma montanha. Muitas parecem autênticas montanhas russas. E porquê? Porque as características geológicas eram, e ainda são, obstáculos difíceis de superar para os humanos.

Algumas delas continuam abertas, mas são consideradas primitivas, como o túnel de Guoliang, na China, com apenas 1,2 km, mas que é um dos ​caminhos mais arriscados do mundo.

Descubra as 15 ​estradas mais perigosas do mundo e deixe-se surpreender.

As estradas mais perigosas do mundo

1. Zoji La, Índia

zoji la

Esta estrada estende-se a uma altitude de cerca de 3.500 metros e é bastante estreita. Como se não bastasse, os animais ocupam grande parte da via, o que torna a travessia muito perigosa.

2. Transfagarasan, Roménia

2. Transfagarasan, Roménia

Estendendo-se ao longo de montanhas, esta via faz parte das estradas mais perigosas do mundo com as suas imensas curvas, túneis e viadutos.

3. Dalton, Alasca

Alasca

4. Khardung, Índia

Khardung, na Índia

5. Estrada dos Yungas (ou Estrada da Morte), Bolívia

Estrada dos Yungas, na Bolívia

Esta é uma das estradas mais perigosas do mundo, tão perigosa que tem um nome a condizer. Particularmente estreita, ao longo da montanha de 4.700 metros de altitude que serpenteia, são vários os precipícios de centenas de metros – completamente desprotegidos – que se podem encontrar.

6. Estrada do Oceano Atlântico, Noruega

Estrada do Oceano Atlântico, na Noruega

7. Túnel Guoliang, China

Túnel Guoliang, na China

Este túnel foi construído para ligar a aldeia de Guoliang à província de Henan, na China. No entanto, embora tenha uma aparência rústica, foi construído entre 1972 e 1977 pela população local. Este túnel é usado por transportes públicos, apesar do espaço ser limitado (5 metros de altura e 4 metros de largura) até para um autocarro. Além disso, ainda têm de partilhar a faixa com os muitos rebanhos locais e os peões que passam e aproveitam para descansar.

8. Passage du Gois, França

8. Passage du Gois, em França

9. Monte Tianmen, China

Monte Tianmen, na China

10. Hana, Hawaii

Hana, no Hawaii

11. Kolima, Rússia

Kolima, na Rússia

Já que poucas pessoas a conhecem, esta, além de ser uma das estradas mais perigosas do mundo, é uma das estradas mais desertas, pois também se situa numa área inabitada, onde as temperaturas podem chegar a -70ºC.

12. Col de la Bonette, França

Col de la Bonette, em França

13. Le col du Gothard, Suíça

Le col du Gothard, na Suíça

14. La route du Caucase, Rússia

La route du Caucase, na Rússia

15. Eshima Ohashi, Japão

Eshima Ohashi, no Japão

Dicas de condução em estradas perigosas

Se aceitar o desafio e partir para a aventura nestes estradas, faça-o num carro seguro e com travões com desempenho desportivo, já que vai usar e abusar deles para chegar ao fim destes percursos. Um todo-o-terreno será uma boa opção para desfrutar ao máximo as estradas mais perigosas do mundo.

Veja também: