AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Estratégia para conseguir emprego: o que não pode esquecer

Encontrar emprego nos dias é difícil mas há alguns “truques” que o podem ajudar. Para lhe facilitar a vida saiba como criar uma estratégia para conseguir emprego.

Estratégia para conseguir emprego: o que não pode esquecer
Uma boa estratégia na procura pode valer-lhe um emprego mais rapidamente.

Já aqui lhe dissemos como procurar emprego passo-a-passo. Isso já sabe. Agora vamos mostrar-lhe como criar uma boa estratégia para conseguir emprego. Como sabe longe vai o tempo em que um bom Curriculum Vitae (CV) era suficiente para encontrar emprego. Atualmente a tarefa requer muito mais. O mundo evolui todos os dias e com ele os métodos de procura de emprego. Um bom exemplo dessas mudanças são as novas tecnologias que cada vez mais condicionam os processos de procura de emprego e recrutamento. Mas nada que não tenha solução. 
 

Uma boa estratégia para conseguir emprego em 4 passos

Se quer encontrar emprego rápido o melhor é não perder tempo e começar já a trabalhar. Comece por sentar-se a criar a sua estratégia de procura de emprego e, para otimizar os seus resultados, tenha especial atenção às dicas que lhe deixamos.
 

1. Aposte nas novas tecnologias

Esta é uma das áreas que mais tem influenciado e introduzido mudanças na procura de emprego e recrutamento. Basta ver pelo impacto que as redes sociais assumem nos processos de recrutamento e seleção de candidatos. Um bom perfil no LinkedIn pode não substituir um CV (embora em alguns casos isso aconteça) mas funciona como um complemento à uma candidatura de emprego, onde são exibidas as competências e/ou mais-valias de cada candidato.

É também neste meio que os recrutadores fazem (ainda que não oficialmente) a primeira triagem dos candidatos mais indicados para a posição para a qual estão a recrutar. Por esta razão é importante que reforce a sua presença online. E quem diz no LinkedIn, diz também nas restantes redes sociais. Por isso trate de munir os seus perfis das informações mais pertinentes para as suas candidaturas a emprego, inclua as palavras-chave certas e não publique nada que possa manchar a sua imagem profissional.

Lembre-se que a ideia é chamar a atenção dos recrutadores e “dar nas vistas” pelas melhores razões.

 

2. Inscreva-se nas plataformas de emprego certas 

Pense: se é engenheiro de pouco lhe adianta inscrever-se num site de emprego especializado em empregos de comunicação ou saúde, por exemplo. Saber direcionar a sua pesquisa é um passo fundamental para uma boa estratégia para conseguir emprego. A verdade é que cada vez mais as empresas anunciam as suas ofertas em sites específicos (sejam sites de emprego especializados ou os sites próprios/institucionais). O ideal é que faça uma pesquisa prévia das empresas/áreas em que gostaria de trabalhar para perceber quais as plataformas de divulgação mais utilizadas.

 

3. Prepare-se para o modelo de entrevista 2.0

Que é como quem diz entrevistas por telefone e/ou Skype. Estes modelos de entrevista são cada vez mais frequentes mas, ainda que lhe permitam estar – por exemplo – no conforto de sua casa, não significa que sejam mais simples. São, isso sim, estratégias das empresas para fazerem uma pré-seleção dos candidatos e reduzir custos e tempo com as entrevistas (nesta fase). Assim, à entrevista de emprego – nos moldes mais convencionais – vão apenas os candidatos que se enquadram no perfil. Ainda antes de “dar de caras” com uma destas entrevista deve preparar-se para elas, para não ser apanhado desprevenido. 

 

4. Não descure (nunca!) o networking

Há sempre alguém que conhece uma pessoa, “fulano” e conhecido de “sicrano” (e por aí fora). E no meio da sua rede de contactos pode existir alguém que até tenha conhecimento de uma oportunidade de emprego. Portanto, como parte da sua estratégia para conseguir emprego trate de apostar no seu networking. Lembre-se que as suas redes de contactos podem abrir-lhe as portas para uma boa oportunidade de emprego.

 

Qual é a sua estratégia?

Ficar sentado em frente ao computador a enviar candidaturas não é – de todo – a melhor estratégia. Atualmente, a procura de emprego requer novos e mais abrangentes métodos, que podem ajudá-lo a encontrar emprego mais rapidamente. Só precisa de estar atento e ter alguns cuidados adicionais.


Veja também: