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10 estratégias de Liderança e Motivação que funcionam

Num Mercado em mudança, as capacidades de liderança e motivação redefiniram-se.

10 estratégias de Liderança e Motivação que funcionam
Tem o que é preciso para liderar e motivar uma equipa?

Preparado para uma nova aventura profissional?Nunca precisámos tanto de líderes como hoje, mas também nunca nos questionámos tanto sobre o que significa Liderança e Motivação de equipas. Segundo as teorias mais recentes, "Liderança é a acção colectiva de todas as pessoas que influencia.". Mas como consegui-lo? Aqui ficam 10 estratégias-chave.


Quais são as melhores estratégias de Liderança e Motivação?


1. Partilhe o Poder de Decisão

O papel do líder não é concentrar em si o poder, mas dá-lo à equipa. Tal como num desporto colectivo, o líder sabe em que momentos deve deixar o colaborador assumir a dianteira, tomar decisões, responsabilizar-se por projectos novos, e, claro, receber o reconhecimento devido pelos mesmos.



2. Comunique

A regra de ouro é “Comunicar, comunicar e comunicar!”. Apesar do que possa dizer, nunca se comunica o suficiente dentro das organizações.

A comunicação interna é chave para assumir a Liderança e Motivação da sua equipa. Sugestões:
  • Dê a conhecer a todos os colaboradores as características do negócio, mesmo àqueles que lhe parecem não ter um papel decisivo na estratégia da empresa
  • Divulgue e comemore internamente os sucessos
  • Seja rápido a transmitir informação dentro da empresa, de modo a que todos os colaboradores recebam a informação ao mesmo tempo
  • Personalize as comunicações em função das características das pessoas
  • Construa consensos em torno de objectivos comuns



3. “Faz o que eu faço”

O que define um líder não é a sua capacidade de fazer discursos inspiradores ou de gerir o negócio. Se quer ser líder, não seja um performer. Inspire pelo exemplo!



4. Traga “o Futuro para o Presente”

Crie uma visão inspiradora da sua organização e dos sucessos que a sua equipa pode atingir.

A verdadeira liderança foca as pessoas na missão e no significado do seu trabalho. Por isso, a sua missão enquanto líder é criar um propósito para a sua função e para a dos seus colaboradores.

Está provado que acima de um determinado nível salarial os prémios monetários deixam de influenciar a motivação, mas a existência de um projecto com significado para os colaboradores, sim!



5. Seja um coach, não um gestor

A gestão foca-se nas tarefas, a liderança foca-se na pessoa. Para mobilizar as suas competências de Liderança e Motivação, deverá ser capaz de ajudar os elementos da sua equipa a compreenderem quais são os seus próprios talentos e objectivos de carreira, e fazer um planeamento conjunto da atribuição de tarefas. Para quê? Naturalmente, para ajudá-los a atingir as suas ambições profissionais.



6. Ouça

Partilhar o poder não significa atribuir tarefas à equipa. Significa deixar que esta tenha uma participação activa na definição da estratégia da empresa. Como é que eles vêem a organização daqui a 5 anos? Quais pensam ser os projectos estrategicamente mais relevantes para a organização? Como se imaginam a si mesmos como líderes?



7. Assuma a responsabilidade

Nas situações de dificuldade, mostre a sua capacidade de gerir imprevistos. É importante “dar o corpo às balas” quando o plano falhar. Não se limite a recolher os louros pelo trabalho dos outros!



8. Palavra-chave: confiança

Não se trata de ser auto-confiante, mas de ser alguém em quem se confia! Além das competências de Liderança e Motivação, o sentido ético é muito valorizado pelas empresas. Os colaboradores querem líderes que transportem um legado, o da empresa, e que representem em pessoa os valores que a organização defende.



9. Trabalho árduo leva a bons resultados

Seja a prova viva de que trabalhar compensa. E de que trabalhar arduamente é mais determinante para o sucesso individual e colectivo do que a formação de base, a sorte ou as oportunidades que são dadas às pessoas na empresa.



10. Tenha as suas competências de gestão à mão

Não basta seguir todas as estratégias anteriores se for um mau gestor. A administração de recursos – humanos, financeiros, entre outros – continua a ter de ser feita, por isso dedique-se a tornar o projecto que está a desenvolver sustentável e com potencial de crescimento.



Sumarizando:

  • Liderança e Motivação são competências altamente valorizadas pelos empregadores
  • Se estiver em busca de uma nova oportunidade profissional e prestes a participar numa entrevista, tenha estas dez estratégias em mente
  • Oriente o seu discurso para as experiências pessoais e profissionais em que já revelou possuir capacidade para motivar e liderar
  • E procure inspiração junto de líderes reconhecidos. Afinal de contas, é muito provável que lhe perguntem quais são os seus role models!
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