Estrias: saiba como evitá-las e tratá-las

São inestéticas e podem afetar a auto-estima das mulheres (e dos homens). Saiba como prevenir e tratar as estrias.

Estrias: saiba como evitá-las e tratá-las
Conheça alguns métodos para eliminar as estrias

Não há mulher que não estremeça assim que ouve a palavra estrias. Apesar de ser frequentemente associado à gravidez, este problema estético não é exclusivo das grávidas.

O que são estrias?

As estrias são cicatrizes que surgem na sequência da rutura do colagénio e da elastina, as fibras que dão a elasticidade à pele. Em casos mais graves, podem provocar ardor e comichão (ainda que, na maioria dos casos, não se sintam qualquer sintomas durante o aparecimento das estrias).

Estas fissuras aparecem, sobretudo, nas coxas e na barriga e podem ser provocadas pelas variações frequentes e bruscas de peso, à conta da gravidez, pela toma de corticoides e por questões hormonais.

Tipos de estrias

Existem dois tipos de estrias:

  • Vermelhas: o sangue ainda está presente no local a tentar minimizar a lesão e, por isso, a cor avermelhada. Assim sendo, as estrias vermelhas são recentes;
  • Brancas: estas estrias já terão mais de um ano. Estas também são as mais difíceis de tratar porque o estado de cicatrização já é mais avançada e, por isso, o tratamento é mais difícil.

tipos de estrias

Como tratar as estrias?

Prevenção é o melhor remédio

Infelizmente as estrias são de difícil tratamento e, por isso, a palavra-chave é prevenção. Existem diversos cremes no mercado que prometem revolucionar o tratamento das estrias, mas a verdade é que uma pele cuidada e hidratada impede que aconteça a rutura das fibras elásticas da pele.

Tratamentos caseiros

Não precisa de investir muito dinheiro para prevenir as estrias. Pode começar por beber bastante água todos os dias para hidratar a pele e evitar o risco do aparecimento destas fissuras.

Mas se já tiver algumas estrias, experimente esfoliar essa zona do corpo diariamente com uma mistura de açúcar com óleo de amêndoas doces: vai estar a eliminar as células mortas e a ajudar a criar uma nova camada de pele.

Pode até optar por esfregar, de modo circular, sumo de limão nas estrias: no final, deixe secar naturalmente. Os ácidos do limão vão ajudar a regenerar a pele.

A ingestão de verduras e de alimentos ricos em vitamina E ajuda a prevenir as estrias (bem como a ingestão de água, como já foi dito anteriormente).

Tratamentos estéticos

Atualmente, existem diversos tratamentos estéticos para tratar e regenerar a pele à conta das estrias:

  • Carboxiterapia: é injetado dióxido de carbono para estimular a produção de novo colagénio;
  • Laser Pulsado de Contraste: para eliminar o tom avermelhado das estrias através da fotocoagulação dos vasos sanguíneos;
  • Laser CO2 Fracionado: também estimula a produção de colagénio.

Estrias na gravidez

Mais uma vez, a prevenção é o melhor remédio. Não espere até ao aparecimento das estrias para começar a aplicar cremes hidratantes e cosméticos. Faça-o logo desde as primeiras semanas de gravidez e evite essas marcas inestéticas.

Veja também: