As 12 melhores aplicações para estudar

Hoje em dia há apps para tudo e mais alguma coisa. Algumas aliam a diversão à aprendizagem. Para todos os que estão a estudar, eis as melhores aplicações.

As 12 melhores aplicações para estudar
Saiba como tirar proveito das novas tecnologias para estudar

Quando pensamos em apps, ocorre-nos alguma ferramenta que, de alguma forma, nos irá facilitar a vida. Ou então imaginamos algo divertido, que nos ajude a passar o tempo. Desta vez, fizemos uma seleção para os jovens ou mesmo graúdos que estão a estudar: as melhores aplicações para terem sucesso na universidade. Não desanime. Em alguns casos vai ver que o estudo se pode tornar divertido.

Estudar: as melhores aplicações para este ano letivo

apps para estudar

1. Priberam

Não é propriamente uma das melhores aplicações para estudar, mas é uma excelente ferramenta auxiliar. Leve o dicionário dentro do seu smartphone para o poder usar em qualquer lado.

2. GoConqr (ExamTime)

É uma plataforma online que permite a criação de mapas mentais, questionários, testes, notas e planos de estudo. No ExamTime também é possível criar grupos para estudar online, promovendo debates e partilhando conteúdos.

3. WolframAlpha

Pode ser considerada uma das melhores aplicações para estudar se tivermos em conta a sua capacidade de dar respostas. O WolframAlpha combina conhecimento com a eficiência de um super computador. Fornece respostas exatas sobre qualquer matéria, da geografia à matemática, passando pela astronomia, as ciências naturais, a informática, a física, a história, etc.

4. MyScript Calculator

É, talvez, das melhores aplicações para estudar matemática. Escrevendo as equações no seu dispositivo, sejam simples ou complexas, esta aplicação vai reconhecer os números e símbolos, convertê-los e dar as respostas. Para perceber melhor do que falamos, veja o vídeo. A aplicação é muito rápida e intuitiva.

5. Cola Matemática

É a aplicação que não mostra simplesmente o resultado de uma equação. Também explica os passos dados para que possa aprender verdadeiramente como tudo se processa.

6. Babylon Touch

Ainda dentro do tema das línguas, apresentamos-lhe uma aplicação que o ajudará a fazer traduções mais depressa do que nunca. Fotografe o que pretende traduzir, toque na palavra e aguarde pela tradução. É uma ferramenta que pode auxiliar o seu estudo e ainda ser um bom companheiro de viagem.

7. Tabela Periódica (JQ Soft)

Elogiada pelos utilizadores e com 28 atualizações só em 2016, esta é das melhores aplicações para estudar química. Para além da própria tabela periódica, apresenta imagens dos elementos químicos. A versão para Android já esteve no top 20 de aplicações da categoria Educação, no México. Mais uma forma divertida de aprender.

8. Duolingo

É talvez das melhores aplicações para estudar línguas, até porque nem sente que está a estudar. Aprenda as várias línguas que a aplicação tem disponíveis de forma simples. Repita quando achar que a matéria não foi bem aprendida, passe de nível e ganhe recompensas. Foi premiada pela Apple em 2013 como “Aplicação do Ano”.

9. Elements – Periodic Table Element Quiz

Ainda dentro da matéria da química, há outra forma de aprender a tabela periódica. Esta tem a vantagem de ser divertida! É um jogo que o vai desafiar a descobrir, aprender e memorizar os elementos da tabela periódica.

10. SelfControl

Não ajuda diretamente a estudar, mas ajuda a evitar as distrações através do bloqueio de sites, como os de redes sociais, que são uma forma fácil de dispersar. Se não se conseguir controlar sozinho, use o SelfControl.

11. Human Anatomy Atlas

Especialmente útil para estudantes de biologia ou medicina, o Human Anatomy Atlas é, como o próprio nome diz, um atlas do corpo humano. Ou seja, é um dicionário em forma de app, mas, ao invés de palavras, indica todas as localizações e termos relacionados com o corpo. É uma das aplicações mais premiadas na área de saúde e conta com cerca de 4,6 mil estruturas animadas relativas ao nosso organismo.

12. Coursera

Esta aplicação permite-lhe aceder a cursos online gratuitos de mais de 115 das melhores universidades e instituições de ensino do mundo, incluindo Stanford, Yale e Princeton. Navegue pelo catálogo, registe-se nos cursos e assista a aulas dos melhores instrutores do mundo. Aprenda a qualquer hora, em qualquer lugar, sobre tópicos que vão desde a ciência da computação até à culinária.

Veja também: